O planejamento das aulas de educação física para alunos com transtorno do espectro autista

Autores

  • Larissa Linke Simon Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Camila Rúbia Alves de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Josiano Guilherme Puhle Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A falta de familiaridade de alguns professores de Educação Física com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode apresentar obstáculos significativos na concepção e implementação de suas aulas. Este estudo busca identificar as principais barreiras didáticas enfrentadas por esses professores em relação aos alunos com TEA. Dois docentes de Educação Física, que trabalham em escolas públicas, foram entrevistados individualmente por meio de um roteiro semiestruturado e elaborado pelos pesquisadores, abordando temas como conhecimento sobre TEA, recursos disponíveis para planejamento de aulas e desafios específicos no ensino de alunos com TEA. Os dados foram analisados qualitativamente com base nas respostas dos professores. Os resultados revelaram que um dos professores não havia recebido formação específica sobre autismo, enquanto o outro tinha algum conhecimento adquirido durante sua formação acadêmica. Ambos enfrentaram desafios relacionados à concentração, atrasos no desenvolvimento e comunicação dos alunos com TEA. A convivência com alunos sem deficiências foi relatada como positiva. Quanto ao método de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), um dos professores demonstrou familiaridade e destacou sua eficácia, enquanto o outro não estava ciente deste método. Conclui-se que, além da formação inicial, é fundamental que os professores busquem constantemente atualizar seus conhecimentos sobre transtornos e deficiências, a fim de enfrentar melhor os desafios no planejamento e implementação de suas aulas.

Palavras-chave: Educação Física; Planejamento; Autismo; Escola.

Biografia do Autor

Larissa Linke Simon, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Graduada no curso de Educação Física Licenciatura da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Camila Rúbia Alves de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Graduada no curso de Educação Física Licenciatura da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Josiano Guilherme Puhle, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Ciências da Saúde no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Mestre em Ciências Biomédicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Docente no cursos de Graduação em Educação Física, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Nutrição e Fisioterapia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc/Campus de São Miguel do Oeste). É membro do Grupo de Pesquisa em Ambiente e Saúde e, também, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Educação Física Escolar.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)