Competência digital produção de conteúdo:
avaliação em estudantes de pós-graduação
Resumo
A rápida evolução tecnológica tem impactado a educação, mobilizando competências dos indivíduos para o enfrentamento de situações-problema durante a sua aprendizagem. As competências digitais são fundamentais para lidar com as novas formas de interação, comunicação, colaboração e criação de conteúdo digital para o aprendizado. O objetivo deste artigo é avaliar a competência digital produção de conteúdo em estudantes de pós-graduação. A metodologia utilizada apresentou as etapas: construção do referencial teórico; criação do instrumento de coleta de dados, baseado na competência digital produção de conteúdo; aplicação do questionário de autoavaliação; e análise e discussão dos dados. Foi aplicado um questionário de autoavaliação com 24 estudantes de uma disciplina de pós-graduação contendo 27 itens sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes da competência digital produção de conteúdo. Foram evidenciadas lacunas no conhecimento dos discentes sobre as diferenças entre direitos autorais, patrimônio criativo e domínio público; na habilidade de licenciamento e busca por informações sobre direitos autorais; e na atitude relacionada à confiança e coletividade para a elaboração de conteúdo criativo.
Referências
AGRESTI, A.; FINLAY, B. Métodos estatísticos para as ciências sociais. Penso Editora, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>.
CABERO‐ALMENARA, J.; GUILLÉN‐GÁMEZ, F.D.; RUIZ‐PALMERO, J.; PALACIOS‐RODRÍGUEZ, A. Teachers' digital competence to assist students with functional diversity: identification of factors through logistic regression methods. British Journal of Educational Technology, v.53, n.1, p.41-57, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.13151
DA HORA, H.R.M.; MONTEIRO, G.T.R.; ARICA, J. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o coeficiente alfa de cronbach. Produto & Produção, v.11, n.2, 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.9321
LEVANO-FRANCIA, L.; SANCHEZ DIAZ, S.; GUILLÉN-APARICIO, P.; TELLO-CABELLO, S.; HERRERA-PAICO, N.; COLLANTES-INGA, Z. Competencias digitales y educación. Propósitos y representaciones, v.7, n.2, p.569-588, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20511/pyr2019.v7n2.329
MACHADO, L.R. Modelo de competências digitais para M-learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SILVA, K.K.A.; MACHADO, L.R.; BEHAR, P.A. Competências Digitais na Educação. In: BEHAR, P.A.; SILVA, K.K.A. (Orgs.). Competências Digitais em Educação: do conceito à prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2022, p.11-34.
SILVA, K.K.A.; BEHAR, P.A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v.35, p.e209940, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940
SILVA, K.K.A. Modelo de competências digitais em educação a distância: MCompDigEAD um foco no aluno. 2018. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SONEGO, A.H.S.; BEHAR, P.A. Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.15, n.34, 2022. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17258
TORREZZAN, C.A.W.; MENDES, J.S.S. Competências do professor-autor no meio digital: um foco em materiais educacionais digitais. In: BEHAR, P.A.; SILVA, K.K.A. (Orgs.). Competências Digitais em Educação: do conceito à prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2022, p.199-213.
VALIATI, V.A.D.; FALEIRO, L.G.; QUADRO, K.R. Seja um Pato: características da produção de conteúdo do Instagram Tudo Orna. Cambiassu: Estudos em Comunicação, São Luís, v.15, n.25, p.223-242, 2020.