Trilhas formativas para professores:

o Google Meet como ambiente de construção teórico-metodológica

Autores

Resumo

Através de um projeto de pesquisa ligado à robótica e ao pensamento computacional foram oferecidas duas trilhas formativas para professores. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições dessas formações on-line, com base o uso do Google Meet como ambiente de construção teórico-metodológica e articulação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizou-se questionários para a coleta de dados, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo foi empregada para análise dos resultados. Os principais resultados evidenciaram que a formação de professores viabilizada pelo on-line deve ser qualificada e não apenas instrumental, sendo articulada com projetos que envolvam programas de apoio institucional aos professores, em sintonia com suas necessidades e as dos alunos, considerando o currículo escolar e as diretrizes atuais. Concluiu-se que é importante buscar parcerias entre universidades e escolas para viabilizar a troca de experiências e conhecimentos teórico-metodológicos, especialmente no que tange à formação de professores.

Palavras-chave: Formação continuada; Professores; Tecnologias digitais; Universidade; Escola.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Pós-Doutora pela Universidade Aberta (UAB/Portugal). Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais na Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS); Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutora em Educação pela Universidade Nove Julho (UNINOVE). É Pprofessora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da área de Gestão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP/Câmpus Birigui). 

Romeu Affecto, Centro Estadual de Educação e Tecnologia Paula Souza

Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É docente (Professor II) no Ensino Médio com habilitação técnica (MTEC) em Desenvolvimento de Sistemas na Escola Técnica Estadual Albert Einstein (ETEC - SP) e coordenador de curso.

Lucimara de Sousa Teixeira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atua como orientadora educacional e docente da ETEC - Albert Einstein (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza).

Referências

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)