Trilhas formativas para professores:
o Google Meet como ambiente de construção teórico-metodológica
Resumen
Através de um projeto de pesquisa ligado à robótica e ao pensamento computacional foram oferecidas duas trilhas formativas para professores. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições dessas formações on-line, com base o uso do Google Meet como ambiente de construção teórico-metodológica e articulação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizou-se questionários para a coleta de dados, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo foi empregada para análise dos resultados. Os principais resultados evidenciaram que a formação de professores viabilizada pelo on-line deve ser qualificada e não apenas instrumental, sendo articulada com projetos que envolvam programas de apoio institucional aos professores, em sintonia com suas necessidades e as dos alunos, considerando o currículo escolar e as diretrizes atuais. Concluiu-se que é importante buscar parcerias entre universidades e escolas para viabilizar a troca de experiências e conhecimentos teórico-metodológicos, especialmente no que tange à formação de professores.
Palavras-chave: Formação continuada; Professores; Tecnologias digitais; Universidade; Escola.
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