Desempenho dos estudantes do IFMA nas avaliações de matemática do ENEM de 2016 a 2019:

uma análise descritiva por competências de área

Autores/as

Resumen

O presente trabalho, teve como objetivo construir uma análise a partir da perspectiva do desempenho estudantil em Matemática nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2016 a 2019, considerando como recorte os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A metodologia empregada neste estudo possui ênfase quantitativa com aplicação da estatística descritiva. Os resultados da pesquisa demonstram o desempenho médio dos campi nas sete competências de área da Matemática, evidenciando-se maior dificuldade na resolução de problemas relacionados aos conhecimentos algébricos e noções de grandezas.

Palavras-Chaves:  Ensino de Matemática; Desempenho estudantil; Avaliação educacional.

Biografía del autor/a

Douglas Gonçaze de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (Unitau). Especialização em Informática e Comunicação na Educação Universidade Estadual de Goiás (UEG). É  professor efetivo EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Joanyse de Fátima Guedes da Silva Gonçaze, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté  (Unitau). É pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA/Campus Viana).

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Publicado

2024-11-26