Desafios na Educação em Engenharia:
integrando o pensamento computacional e as simulações 3D
Resumen
Este artigo explora os desafios e as oportunidades na educação em engenharia ao integrar o Pensamento Computacional e as simulações 3D como ferramentas pedagógicas. O principal objetivo é avaliar como essa combinação pode melhorar a formação de engenheiros, especialmente no contexto da Indústria 4.0, que exige competências avançadas em programação e automação. A pesquisa foi realizada por meio de uma oficina prática, onde estudantes de Engenharia de Controle e Automação foram provocados a realizar atividades que combinassem simulações 3D com a programação de Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) utilizando a linguagem Ladder. Os principais desafios identificados incluem a complexidade de adaptação dos estudantes a novas tecnologias e a necessidade de recursos técnicos e pedagógicos adequados. Os resultados indicam que o uso de simulações 3D, aliado ao desenvolvimento do Pensamento Computacional, promove uma compreensão mais profunda dos conceitos de programação e uma experiência fidedigna de situações reais de engenharia. Perspectivas futuras apontam para a ampliação do uso dessas metodologias em diferentes disciplinas de engenharia a fim de avaliá-la em diversos contextos educacionais.
Citas
BALACHEFF, N. La transposition informatique, un nouveau problème pour la didactique. In: VINGT ANS DE DIDACTIQUE DES MATHÉMATIQUES EN FRANCE, Grenoble: La Pensée Sauvage, p. 364-370, jun. 1993.
DUARTE, A. E. P. et al. Vygotsky: suas contribuições no campo educacional. In: VI CONEDU, 2019, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2019.
LEANDRO, C. C.; FACIN, A. L. F.; COSTA NETO, P. L. O. Indústria 4.0: Competências requeridas para a formação de engenheiros. In: XLIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP), 2023, Fortaleza. Anais...Ceará: ABEPRO, 2023.
PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
PAPERT, S. LOGO: computadores e educação. Tradução de José Armando Valente, Beatriz Bitelman e Afira Vianna Ripper. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
RÜßMANN, M. et al. Industry 4.0: The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries. Boston Consulting Group (BCG), 09 abril 2015.
SILVA, A. M. et al. O ENSINO DE ENGENHARIA EM FACE ÀS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EXIGIDAS PELA INDÚSTRIA 4.0. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE, 2020, Brasília. Anais... Brasília: ABENGE, 2020.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.