A identificação de obstáculos em atividades experimentais em uma perspectiva bachelardiana:

um olhar para planejamentos didáticos de docentes

Autores/as

Resumen

Este artigo disserta sobre como docentes de Ciências da Natureza de escolas públicas do Ensino Médio em um município do interior de Mato Grosso do Sul elaboram e desenvolvem atividades experimentais em suas aulas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar por meio de um questionário e da análise de 25 planejamentos de aula, como cinco docentes desenvolvem atividades experimentais. Para tanto, buscamos identificar possíveis obstáculos que poderiam comprometer a aprendizagem de conceitos científicos por parte dos estudantes destes docentes. Assim, por meio da análise do material empírico foi possível identificar que a carência existente na formação inicial e continuada de professores compromete a compreensão dos docentes sobre os objetivos das atividades experimentais no Ensino de Ciências.

Palavras-chave: Atividades experimentais; Obstáculos; Ensino de Ciências.

Biografía del autor/a

Patricia Suziel Lima da Rocha Milagres, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. 

Bruno dos Santos Simões, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do curso de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2024-11-26