Organizações sociais e canais de comercialização acessados por agricultores agroecológicos: um estudo de caso na feira-livre de Chapecó/SC

Autores

  • Luiz Paulo Klock Filho
  • Samuel Tafernaberri Vasques
  • Wilson Itamar Godoy

DOI:

https://doi.org/10.26767/382

Resumo

Este trabalho apresenta as experiências de agricultores que produzem alimentos no sistema de manejo agroecológico e estão inseridos nas cadeias curtas de comercialização. O objetivo do estudo é mostrar como produtores familiares, inseridos na feira central de produtos coloniais e agroecológicos do município de Chapecó, organizaram-se e comercializaram sua produção agroecológica. Verificou-se que os produtores se estruturam economicamente com a venda no canal de comercialização chamado feira-livre. Há potencialidades ao utilizar princípios da Agroecologia associados à conexão entre produtor e consumidor como estratégia para o desenvolvimento rural sustentável. Porém, é necessário que os produtores desenvolvam estratégias que fortaleçam suas organizações sociais, para, assim, aprimorar práticas de cooperação e fortalecimento do desenvolvimento local.

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Publicado

2016-08-22

Edição

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Artigos