Educação para a sustentabilidade: horizontes na esperança de futuro

Autores

  • Sergio Trombetta Faculdades Integradas de Taquara
  • Jaime José Zitkoski UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.26767/35

Resumo

A discussão central que buscaremos desenvolver no presente artigo é que a educação ocupa lugar privilegiado no processo de construção de uma cultura sustentável, que requer a superação do paradigma antropocêntrico. Urge mudanças radicais no estilo de vida em sociedade se quisermos evitar a destruição da vida. Nesse sentido, precisamos caminhar na direção de um novo humanismo alicerçado na sabedoria, na simplicidade e na humildade. O desafio da educação é reconciliar o ser humano com a natureza e desenvolver o sentido de pertença, ternura e responsabilidade frente à vida. Para desenvolver essa ética do cuidado e da responsabilidade em relação à natureza é imprescindível trabalhar o eu interior e desenvolver a consciência profunda de que somos dependentes da natureza. Eis aí a ecologia profunda, que requer de nós um encantamento amoroso, poético e místico frente à natureza. Essa transformação espiritual é essencial na caminhada em direção a uma cultura de convivência harmoniosa e pacífica com a Mãe Terra. Portanto, nossa tarefa no campo da educação é desenvolver um novo paradigma cultural capaz de contemplar a sustentabilidade nas práticas sociais, políticas e econômicas, que tenha sempre no horizonte possível a justiça social, a democracia, a solidariedade, uma cultura da paz, o respeito à pluralidade e uma política global dos direitos humanos. Nosso futuro comum na era da sociedade global dependerá da nossa capacidade de desenvolver essa nova consciência que busca a sustentabilidade em todas as dimensões de nossa existência.

Biografia do Autor

Sergio Trombetta, Faculdades Integradas de Taquara

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, paulo freire, ética, sociedade, democracioa e direitos humanos

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Publicado

2014-09-22

Edição

Seção

Artigos