Análise do Programa Cisternas nas Escolas sob a ótica da teoria ator-rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v20i2,%20abr./jun..2728

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Cisternas nas Escolas, Teoria Ator-Rede

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o Programa Cisternas nas Escolas sob a ótica da Teoria Ator-Rede (TAR), uma vez que o Programa pode ser entendido como um processo contínuo de associações envolvendo diferentes mediadores. O Programa, iniciado em 2009, leva água a escolas rurais do semiárido brasileiro, utilizando cisternas de 52 mil litros como tecnologia social de captação e armazenamento da água da chuva do telhado da escola. Nesse contexto, articulam-se os esforços de atores como o poder público, sociedade civil organizada, comunidade escolar e comunidade local, além de diversos actantes materiais. Percebe-se por meio da TAR que, na construção e definição das agendas do Programa Cisternas nas Escolas, há uma infinidade de atores heterogêneos em torno de uma rede comum, formada pelo recrutamento e articulação de pessoas, organizações, artefatos tecnológicos, interesses políticos e instrumentos técnicos.

Biografia do Autor

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Doutor em Administração (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Daniel Paulino Teixeira Lopes, CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Doutor em Administração (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Adriana Aparecida da Conceição Santos Sá, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Doutorado em Ciências Humanas (UFSC). Professora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Edimilson Eduardo da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) / Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP)

Doutor em Administração (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

 

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2023-05-31

Edição

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Artigos