Desenvolvimento e bem viver em uma cidade patrimônio mundial – marketing de lugares e as perspectivas de moradores e visitantes sobre São Miguel das Missões- RS
DOI:
https://doi.org/10.26767/coloquio.v20i2,%20abr./jun..2677Palavras-chave:
Marketing de Lugares, Turismo, Desenvolvimento, São Miguel das Missões., Planejamento.Resumo
O Marketing de Lugares é uma área com crescente importância para o planejamento e o desenvolvimento de cidades criativas, sustentáveis e que estejam atentas as dinâmicas da convivência entre turistas e moradores. Pretende-se, nessa pesquisa de natureza exploratória, refletir sobre a importância das ferramentas de marketing no desenvolvimento dos lugares, buscando conhecimento acerca das percepções sobre aspectos importantes para uma cidade de bem viver e bem visitar, na visão de pessoas que interagem e desempenham papéis socioeconômicos, como moradores ou como turistas/visitantes no município de São Miguel das Missões – RS, cidade que abriga o único Patrimônio Mundial Cultural no Sul do Brasil. Acredita-se que por meio de pesquisas deste tipo é possível promover a qualificação de gestores em planejamento de turismo, a fim de orientar ações cooperativas do setor público e privado. Como resultado, apresenta-se uma pauta para investigações futuras sobre conhecimento de percepções, identificando lacunas entre a realidade e a percepção dos envolvidos no lugar, subsidiando então, planejamentos com elementos reais para municípios de pequeno porte.
Referências
AJZENTAL, A. História do pensamento em marketing. São Paulo: Saraiva, 2010.
ALMEIDA, C. O Marketing das Cidades. Gestão e Desenvolvimento, 12, 2004.
BAKER, M. Administração de Marketing. Cidade: Campus, 2005
BARBOSA, L. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
COHEN, E. Who is a tourist? A conceptual clarification. Sociological Review nº 22, 1974
HAIR JR, J et. Al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2016
KOTLER, P. et al. Marketing público: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. São Paulo: Makron Books, 1994
KOTLER, P. et al. Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MINCIOTTI, S.; SILVA, E. Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região. Turismo: Visão e Ação, v. 13, n. 3, art. 4, p. 329-346, 2011.
OCKE, M; IKEDA, A. Marketing de lugar: estado da arte e perspectivas futuras. R. Adm., São Paulo, v.49, n.4, p.671-683, out./nov./dez. 2014
RICHERS, R. Marketing: uma visão brasileira. São Paulo: Negócio Editora, 2000.
SCHERER, L; BASSO, D. Reflexões teórico-metodológicas para identificação de situações de desenvolvimento em turismo. Fólio (Centro Universitário Metodista), v. 1 p 70-82, 2016.
SCHERER, L; FROEMMING, L. Marketing de Lugares – Percepções de Estudantes de Cerro Largo /RS. In: Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2016, Cerro Largo – RS. Anais do VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), 2016. v. 6.
SCHULER, V; PADOIM, G. Marketing de destinos: particularidades e oportunidades para os Convention & Visitors Bureaux. Porto Alegre: Rebouças, 2016.
SCHULER, V.; SCHERER, L, Viajantes de negócios e eventos – turistas, parcialmente turistas ou excluídos do turismo?, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, octubre-diciembre, 2017.