A intercooperação e o acesso aos mercados institucionais de alimentos no Rio Grande do Sul

Autores

Palavras-chave:

Intercooperação. Cooperativa Central. Agricultura Familiar. Mercado Institucional.

Resumo

A intercooperação é uma estratégia que proporciona melhor desempenho no mercado, fortalece o movimento cooperativo e amplia a efetividade dos serviços prestados aos sócios das cooperativas. Frente à importância da temática, este estudo teve como objetivo identificar quais estratégias de intercooperação foram implementadas por cooperativas da agricultura familiar para acessar o mercado institucional de alimentos no estado do Rio Grande do Sul. Para a realização desta pesquisa descritiva e exploratória, foram aplicados questionários semiestruturados em quatro cooperativas centrais e em três redes de cooperativas. Os resultados apontaram que a estratégia intercooperativa com maior representatividade no mercado institucional ocorre por meio de cooperativas centrais, as quais aglutinam 32 cooperativas singulares do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina. Nesse mercado, as cooperativas centrais apresentaram crescimento superior a 300% no período de 2015 a 2019. Contudo, a participação destas ainda é incipiente em relação à participação da agricultura familiar como um todo e ao potencial do mercado institucional no Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Cleunir Augusto Paris , EMATER/RS-ASCAR

Especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável (UERGS). Extensionista Rural Social da EMATER/RS-ASCAR.  

Jhonatan Munaretto Imlau, EMATER/RS-ASCAR

Mestrado em Contabilidade (UFSC). Contador da EMATER/RS-ASCAR.

Zenicléia Angelita Deggerone , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Doutorado em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Professora da UERGS. 

Cibele Lúcia Bombardelli , Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS. Especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável (UERGS).

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Publicado

2022-07-01

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Artigos