A percepção dos consumidores sobre o desenvolvimento regional: um estudo no Vale do Rio Pardo-RS
DOI:
https://doi.org/10.26767/2264Resumo
Entendendo que os consumidores são atores chaves para a promoção da agricultura familiar, este artigo busca analisar como os consumidores das feiras locais se percebem, ou não, enquanto atores que contribuem para processos de desenvolvimento na região. Tendo como base uma metodologia qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 35 consumidores de cinco feiras localizadas na região do Vale do Rio Pardo-RS, utilizando o método descritivo-analítico e a análise de conteúdo de Bardin (1977). Dentre os resultados encontrados foi constatado que os consumidores percebem o consumo de alimentos locais como uma maneira de fortalecer a economia local. Também demonstram em suas falas, a relevância da agricultura familiar para a conservação da base de recursos naturais locais. As relações de confiança estabelecidas entre consumidores e produtores atesta a qualidade dos alimentos e auxilia no fortalecimento social de mercados regionais, gerando melhores condições para a a permanência do agricultor no campo. Mediante os resultados encontrados observamos que os consumidores percebem no consumo local uma forma de concretizar um desenvolvimento regional diferenciado. A prática de buscar consumir localmente demonstra o poder de ação dos consumidores, retirando-os da passividade e tornando-os atores da construção de um desenvolvimento de baixo para cima.
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