Internet na extensão rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26767/2123

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os canais de comunicação e fontes de informação mais utilizados pelos agentes de extensão rural que trabalham com produtores de leite de duas microrregiões de Minas Gerais e sua relação com o uso da internet na rotina desses profissionais. Esta pesquisa é do tipo descritiva e utilizou-se de questionários estruturados. Conclui-se na comparação com as microrregiões que Uberaba possui os técnicos mais jovens, com menor tempo de serviço na empresa e os mais especializados. Os serviços de conexão e acesso à Internet também são privilegiados, refletindo em técnicos mais satisfeitos com a infraestrutura disponibilizada pela instituição e que navegam mais tempo na Web. Com relação aos técnicos de Cataguases predomina a faixa de idade superior a 40 anos, estes possuem mais tempo de serviço na empresa e têm infraestrutura de conexão menos privilegiada nos municípios que trabalham, refletindo em técnicos menos satisfeitos com o acesso a Web e com metade do tempo de navegação com relação a Uberaba.

Referências

BARRETO, A. A. Mudança estrutural no fluxo do conhecimento comunicação eletrônica. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 2, p. 122-127, 1998.

CASTELLS, M. A galáxia internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTRO, R. C. F. Impacto da Internet no fluxo da comunicação científica em saúde. Rev. Saúde Pública, n. 40, p. 57-63, 2006.

COELHO, H. Tecnologias de informação. Lisboa: D. Quixote, 1986.

ESTEVÃO, P; PINHO, J. B; SOUSA, D. N. A web como fonte de informação científica e de interação entre pesquisa e extensão rural. In: Cleiton Silva Ferreira Milagres; Diego Neves de Sousa. (Org.). Cooperativismo, Extensão Rural e Processos Participativos. Palmas: EDUFT, 2016, v. 1, p. 191-244.

GARBIN, H. B. R.; PEREIRA NETO, A. F.; GUILAM, M. C. R. The internet, expert patients and medical practice: an analysis of the literature. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 12, n. 26, p. 579-588, 2008.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GOUVEIA, L. B.; GAIO, S. Sociedade da informação: balanço e implicações. Porto, Portugal: edições U.F.P., 2004.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

PINHO, J. B. Jornalismo na Internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

TARGINO, M. das G. Novas tecnologias e produção científica: uma relação de causa e efeito ou uma relação de muitos efeitos? Datagramazero: revista de ciência da informação, v. 3, n. 6, 2002.

SILVEIRA, S. A. da. Convergência digital, diversidade cultural e esfera pública. In: PRETTO, N. de L.; SILVEIRA, S. A. da (Org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. p. 31-50.

SOUSA, D. N. Mediadores sociais e políticas públicas de inclusão produtiva da agricultura familiar no Tocantins: (des)conexões entre referenciais, ideias e práticas. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

VECCHIATTI, C. J. M. A revolução silenciosa. In: Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil 2005. Brasília: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2005. p. 45-47.

Downloads

Publicado

2021-07-04

Edição

Seção

Artigos