As vinícolas como um espaço de cultura e memória de família: um estudo de caso na serra gaúcha.

Autores

  • Tamara Cecilia Karawejczyk Telles Universidade La Salle (UNILASALLE)
  • Telmo Silva Telles Tempo Divino: escola de autoconhecimento
  • Priscila Espirito Santo Ferro Campos QI Faculdades
  • Juliano da Silva Merlugo Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.26767/2015

Resumo

As vinícolas do sul do Brasil, respondem hoje por um lugar onde o quadro histórico-social corresponde a memorias de família.  Nesse ponto, sabe-se de antemão que a vinda de imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, por volta de 1870, fez com que o mapa do vinho brasileiro fosse cada vez mais relevante e respeitável. Assim, chama-se a atenção para a compreensão dessa histórica cultura da videira que hoje é marca da identidade camponesa das famílias colonas desta região. Este artigo sintetiza as discussões sobre como estas vinícolas da Serra Gaúcha transformando-se em espaço de cultura e de memória familiar. Faz parte do projeto de pesquisa “Memoria, Transmissão e Institucionalização da gestão na produção vitivinícola: um estudo da região do Sul do Brasil”, inserido no PPG Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle/Canoas/RS. Para este documento é apresentado um caso, que já foi pesquisado, demonstrando os desafios de atuação destas organizações, onde além de manter-se em destaque neste segmento, necessitam incorporar espaços de cultura e memória como fonte de inovação e preservação da memória familiar. É importante ressaltar que o agronegócio sofre grande impacto e influência das práticas e costumes dos atuais gestores de negócio, as quais muitas vezes são ideais passados que continuam sendo repetidos nas atuais gerações e a preservação destes empreendimentos como um espaço de cultura e memória, trata-se certamente de que a memória reforça os elos sociais, assim como a própria noção de sociedade e as identidades individuais e coletivas, criando a possibilidade da construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Tamara Cecilia Karawejczyk Telles, Universidade La Salle (UNILASALLE)

Doutorado em Administração. Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE.

Telmo Silva Telles, Tempo Divino: escola de autoconhecimento

Mestrado em Memória Social e Bens Culturais (UNILASALLE). Professor da Escola Tempo Divino.

Priscila Espirito Santo Ferro Campos, QI Faculdades

Mestrado em Memória Social e Bens Culturais (UNILASALLE). Professora da QI Faculdades.

Juliano da Silva Merlugo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Mestrado em Memória Social e Bens Culturais (UNILASALLE). Professor da UNISINOS.

Referências

ADEGA CHESINI. Disponível em: <http://www.adegachesini.com.br>. Acesso em: 10 jun.2019.

BARROS, José D'Assunção. História e memória – uma relação na confluência entre tempo e espaço. MOUSEION, v. 3, n.5, jan-jul.2009.

BERND, Z. Breve panorama das principais teorias da memória. [texto impresso e entregue pela professora]. Material de aula, Curso Memória Social Bens Cultuais, Unilassale, 2013.

COSTA, Rovilio. Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: EDUCS, 1988.

CRIPPA, G. Memória: geografias culturais entre história e ciência da informação. In: MURGUIA MARANON, E. I. (Org.). Memória: um lugar de diálogo para arquivos, bibliotecas e museus. São Carlos: Compacta, 2010. p.79-110.

GASKELL, G.; BAUER, M. Para uma prestação de contas públicas: além da amostra, da fidedignidade e da validade. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1989.

GRAEBIN, Cleusa M. G. Resumo a partir de vários estudos sobre memória - autores recomendados na bibliografia da disciplina. [texto impresso e entregue pela professora]. Material de aula, Curso Memória Social Bens Cultuais, Unilassale, 2013.

LINS DE BARRO, Myriam Moraes. Memórias e Família – Estudos Históricos. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1989.

MEMÓRIA. In: HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S.; FRANCO, F. M. M. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. CD-ROM.

NEVES, M. de S. Lugares de Memória da Medicina no Brasil, 2007. <http://www.historiaecultura.pro.br/cienciaepreconceito/> Acesso em 08.jul. 2019.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.

PEDROTTI, P.R., Chesini: Uma família em Garibaldi. Porto Alegre. Ed EST, 2007.

SEIXAS, Jacy Alves de. Percursos de memórias em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, S.; NAXARA, M. (Orgs.). Memória e (res)sentimento. Indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Ed. Unicamp, 2004.

TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória: temporalidade, experiência e narração. Passo Fundo: UFP; Caxias do Sul: EDUCS, 2004. 327 p.

TEDESCO, João Carlos. Uso de memórias. Passo Fundo: UFP, 2002. 171p.

TELLES, Telmo. ADEGA CHESINI - OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: DO NONNO AO NIPOTE. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Memoria Social e Bens Culturais. Unilasalle, Canoas/RS, 2014.

TONIETTO, Jorge; ZANUS, M. Indicações Geográficas de Vinhos Finos do Brasil: avanços e projetos em desenvolvimento. v. 8, n. 100. Flores da Cunha: Bom Vivant, 2007. 29 p.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos