Redes colaborativas e a construção de alianças estratégicas a micro e pequenas empresas varejistas
DOI:
https://doi.org/10.26767/16Resumo
Este artigo traz a pesquisa sobre redes colaborativas e a construção de alianças estratégicas a micro e pequenas empresas varejistas, com o objetivo de analisar o processo de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas que atuam em alianças ou redes na cidade de Três Coroas no Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi identificado o setor varejista e evidenciada a importância das pequenas empresas para esse setor. A fim de ampliar o conhecimento sobre as redes colaborativas, no referencial teórico estão descritos alguns aspectos sobre cooperação e competição e relacionadas várias tipologias e configurações de redes existentes. Trata-se de uma pesquisa quantitativa aplicada através de um questionário com objetivo de demonstrar a percepção dos empresários em relação às redes em que atuam. A configuração é apresentada como uma alternativa competitiva para as micro e pequenas empresas, e vários aspectos evidenciam a importância do planejamento estratégico para essas empresas.
Referências
REFERÊNCIAS
BALESTRIN, Alsones; VARGAS, Lília Maria. A Dimensão Estratégica das Redes Horizontais de PMEs: Teorizações e Evidências. RAC. Edição Especial, 2004. Disponível em < www.scielo.br/pdf/rac/v8nspe/v8nespa11.pdf > acesso em: 20 ab. 2012
BALESTRIN, Alsones; VERSCHOORE; Jorge. Redes de cooperação empresarial: Estratégias de gestão na nova economia. Porto Alegre: Bookman, 2008.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede: A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: Fundamentos e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CRAVENS, David W. ; PIERCY, Nigel F. Marketing Estratégico. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.
DUCCI, Norma Pimenta Cirilo; TEIXEIRA, Rivanda Meira. As redes sociais dos empreendedores na formação do capital social: um estudo de casos múltiplos em municípios do norte pioneiro no estado do Paraná. Cad. EBAPE.BR,(online) v. 9, nº 4 Dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cebape/v9n4/03.pdf> acesso em: 15 out. 2012.
EIRIZ, Vasco. Proposta de Tipologia sobre Alianças Estratégicas. RAC, v.5, n.2, p. 65-90, 2001. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rac/v5n2/v5n2a04.pdf> acesso em: 20 jul. 2012.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa anual do comércio. Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 15 ag.2012
KWASNICKA, Eunice Lacava. Em direção a uma teoria sobre redes de negócios. In: BOAVENTURA, João Maurício Gama (Org.). Rede de Negócios: Tópicos em Estratégia. São Paulo: Sant Paul, 2006.
LAGO, Adriano; SILVA, Tania Nunes da. Fatores condicionantes do desenvolvimento de relacionamentos intercooperativos na cooperativismo agropecuário. Porto Alegre: Sescoop RS, 2009.
MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian Quinn. O processo da Estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MORAIS, Roberto Tadeu Ramos. Planejamento estratégico: um bem ou mal necessário. Taquara: Faccat, 2004.
NAKANO, Davi Noboru. Fluxos de conhecimento em redes interorganizacionais: conceitos e fatores de influência. In: NETO, João Amato (Org.). Redes entre organizações. São Paulo: Atlas, 2005.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. 4º ed. Rio de Janeiro:Campus, 1997.
NETO, João Amato. Redes de Cooperação Produtiva e Clusters Regionais: Oportunidades para Pequenas e Médias Empresas. São Paulo: Atlas, 2000.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico. 26 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
PACAGNAN, Mario Nei. Alianças estratégicas e redes colaborativas como alternativa competitiva para o pequeno varejista: um estudo comparado. Revista de Gestão USP: São Paulo, v. 13, n. especial, p. 19-30, 2006. Disponível em:<http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/454.pdf> acesso em: 14/04/2012
PARÉ, Abel Moreira. Intercooperação: A formação de redes flexíveis como estratégia competitiva inteligente. Porto Alegre: Sescoop RS, 2010.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva – Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PORTER, Michael E. Competição. Rio de Janeiro: Elsiever, 2009.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE. Anuário do trabalho na micro e pequena empresa. Brasília, DF: DIEESE, 2011.disponível em:<http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/572C3CE47D9997DC83257486004E858E/$File/NT00038B0A.pdf> acesso em: 05/09/2012
Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE. Cultura da cooperação: série empreendimentos coletivos. Brasília, DF: SEBRAE, 2009a.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE. Associação: série empreendimentos coletivos. Brasília, DF: SEBRAE, 2009b.
Secretaria da Economia Solidária e apoio à Micro e Pequena Empresa – SESAMPE. Disponível em: <http://www.sesampe.rs.gov.br/>. acesso em: 20/08/2012
SOARES, Ari de Souza, Et all. Benefícios Competitivos e conflitos em rede horizontal do setor supermercadista. Porto Alegre: REAd – Ed.69 – V.17 – nº 02, p. 530 – 559, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-23112011000200009&script=sci_abstract&tlng=pt> acesso em: 02/08/2012
WITTMANN, Milton Lui; DOTTO, Dalva Righi; WEGNER, Douglas. Redes de empresas: um estudo de redes de cooperação do Vale do Rio Pardo e Taquari no estado do Rio Grande do Sul. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 160 – 180, jan./abr. 2008. Disponível em:. Acesso em: 15 ab.2012.
WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
ZACCARELLI, Sérgio Baptista. A moderna estratégia nas empresas e o velho planejamento estratégico. São Paulo: RAE Light – V.2 nº 5, 1995. Disponível em: <http://rae.fgv.br/rae/vol35-num5-1995/moderna-estrategia-nas-empresas-velho-planejamento-estrategico>. Acesso em: 16 out.2012.