Educação para o consumo responsável - proposta de literacia através de uma prática de ensino e extensão

Autores/as

Resumen

O objetivo deste texto é apresentar uma prática de ensino e extensão concebida para contribuir na educação de crianças, adolescentes e jovens sobre o consumo responsável. O presente artigo discute uma proposta de literacia por meio da produção de um produto comunicacional educativo - o jogo Excursão no Shopping. Partindo das noções teóricas que fundamentam o consumo responsável e a literacia, expõe a experiência do Projeto Integrador em Publicidade e Propaganda I (2023-2) da Fabico/UFRGS, e apresenta o processo criativo do jogo, tecendo considerações sobre a prática educativa que o envolve.

Palavras-chave: Consumo responsável; Literacia; Ensino; Extensão, Jogo de tabuleiro.

Biografía del autor/a

Mariângela Toaldo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  (PUCRS). É professora Associada da Faculdade de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (FABICO/UFRGS). Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Publicidade e Ética no Consumo (OPETIC) e é pesquisadora no Grupo Ética (para além) da Sociedade de Consumo (ESC). É membro do Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária (CONAR) desde 1998. É autora dos livros "Cenário Publicitário Brasileiro: anúncios e moralidade contemporânea" (Sulina, 2005) e "Publicitários + Anunciantes: a dinâmica de uma relação complexa" (Entremeios, 2010).

Flávia Pithan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É professora Associada IV na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS).

Giancarlo Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)

Bacharel em Design Gráfico pela UniRitter. Estudante do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda da FABICO/UFRGS. 

Matheus Schafer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)

Licenciatura em Teatro, com láurea acadêmica obtida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Citas

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Publicado

2024-12-23

Número

Sección

Dossiê - Tecnologias e Práticas no Ensino para o Consumo Consciente