O uso de recursos tecnológicos digitais e seus impactos:

um diálogo com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal de Ensino em Santa Catarina

Autores/as

  • Maria Luisa Hilleshein de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) https://orcid.org/0000-0003-2425-3806
  • Thais Guedes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Mariana Tsuchida Zanfra Dutra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Lívia de Mello Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) https://orcid.org/0000-0003-3782-1091
  • Marina Gabriela Fortes Scirea Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Milene Aparecida Martins Sobral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) https://orcid.org/0000-0003-2007-9433

Resumen

Os recursos tecnológicos, ao longo da história, têm desempenhado um papel significativo na vida dos seres humanos. Atualmente, o uso desses recursos em formato digital tem aumentado consideravelmente, influenciando a vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos, e essa expansão tem levantado questionamentos sobre os limites entre o uso saudável e o uso abusivo. Tendo essa problemática em vista, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os impactos gerados pelo uso de recursos tecnológicos digitais, a partir da manifestação de estudantes ingressantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de uma instituição pública de educação da Rede Federal no estado de Santa Catarina. Com a participação de 192 sujeitos, os dados foram registrados durante uma roda de conversa sobre o tema e analisados dentro de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, bem como a partir de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Identificou-se o alinhamento entre as indicações apontadas pelos autores e o material coletado junto aos estudantes, que sinalizaram impactos negativos causados principalmente nos estudos, na saúde, na socialização e interação de forma mais ampla ou na relação com pessoas próximas. Considera-se este debate dentro da perspectiva da interseccionalidade das áreas impactadas e premente de ser pautado no espaço escolar.

Palavras-chave: Recursos tecnológicos digitais; Ensino técnico; Ensino médio; Estudantes de nível médio.

Biografía del autor/a

Maria Luisa Hilleshein de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR). Mestre em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Universidade de Brasília (UnB). Atua como Orientadora Educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/Campus Florianópolis).

Thais Guedes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mariana Tsuchida Zanfra Dutra , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Pós-Graduada com Especialização em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Atua como pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Lívia de Mello Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como pedagoga na Coordenadoria Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Marina Gabriela Fortes Scirea, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Pós-graduada com Especialização em Gestão Escolar: orientação e supervisão pelo Centro Universitário UniDomBosco. Atua como pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Milene Aparecida Martins Sobral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Coordenadoria Pedagógica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/Campus Florianópolis).

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Publicado

2024-12-23

Número

Sección

Dossiê - Tecnologias e Práticas no Ensino para o Consumo Consciente