Esta es un versión antigua publicada el 2024-12-23. Consulte la versión más reciente.

BookTok e consumo de livros:

a percepção de influência da comunidade virtual na experiência de leitura da Geração Z

Autores/as

  • Rafaela Ribeiro Cazarré Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)
  • Eduardo Zilles Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS) https://orcid.org/0000-0001-5755-2509

Resumen

A pesquisa explora a influência da comunidade virtual BookTok no consumo de livros entre jovens da Geração Z que residem na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Seu objetivo passa por compreender como esse público percebe o impacto do BookTok em seus hábitos de consumo (plataforma de leitura, gêneros escolhidos, aquisição de obras). Além de apresentar uma revisão bibliográfica sobre mídias sociais, comunidades virtuais e consumo, é realizado exercício empírico, de caráter qualitativo, em que seis jovens são entrevistadas. Essa ação subsidia dados sobre a relação com o BookTok e a percepção de seu consumo de livros. Os dados são tratados a partir da técnica de análise do conteúdo, auxiliando a reflexão crítica sobre consumo de livros e comunidades virtuais. Os resultados apontam para duas categorias e onze subcategorias: fatores que influenciam o consumo de livros (contexto, comunidades, influenciadores, validação e conteúdo) e fatores influenciados no consumo (livros, autores, gêneros, canal de compra, plataformas de leitura e hábitos).

Palavras-chave: Consumo; Livros; BookTok; TikTok; Comunidades virtuais.

Biografía del autor/a

Rafaela Ribeiro Cazarré, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)

Pós-Doutor em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP/Porto). Professor Adjunto do Departamento de Comunicação na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Pesquisador no LIMC (PPGCOM/UFRGS), CITI (EP/USP), 4C (ECA/USP), INCRIA (PPGDR/Faccat) e Clepul (UL/Lisboa).

Citas

BARBOSA, L. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.

CANCLINI, N. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997

CANCLINI, N. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CHAGAS, V. TikTok e polarização política no Brasil. Rio de Janeiro, julho. 2022. Disponível em: https://colab-uff.github.io/ddoslab/project/report-tiktok. Acesso em: 15 jan. 2024.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008

GOMES, C. Sucesso da Bienal do Livro de São Paulo é culpa do TikTok? (Online). 2022. Disponivel em: https://br.vida-estilo.yahoo.com/o-sucessoda-bienal-do-livro-de-sao-paulo-e-culpa-do-tik-tok-100056008.html?guccounter=1/. Acesso em: 22 fev. 2024.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Editora Aleph, 2009.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. São Paulo: Sextante, 2021.

O’BRIEN, M. Welcome to the TikTok Economy. (Online). 2021. Disponível em: https://fortune.com/longform/tiktok-economy-monetization-business-social-media-platforms-creators/ Acesso em: 15 jan. 2024.

O’SULLIVAN, J. Boon or Burden? Two years into the BookTok phenomenon, its success stories stun, but not all YA authors see benefits. (Online). 2022. Disponível em: https://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/childrens/childrens-industry-news/article/90616-ya-authors-talk-booktok-boon-or-burden.html. Acesso em: 15 jan. 2024.

PARADA, A. R.; PORTAL, V. M.; RODRIGUES, M. D. A. T.; BORBA, E. Z. O uso de metodologias ativas no ensino remoto com alunos de uma IES durante a pandemia do Covid-19. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara/RS, v.9, n.1, p.137-151, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1875. Acesso em: 20 jan. 2024.

PINHEIRO, R. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

POLICARPO, L.; AZEVEDO, L.; MATOS, S. The use of the Tik Tok social network: an interactive strategy to awaken reading. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e217101321119, 2021.

PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Ed. Feevale, 2013.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SILVA, M.J. O impacto do BookTok na decisão de compra do consumidor da Geração Z. (Dissertação de Mestrado). Mestrado em Gestão de Marketing, Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), Porto, 2024.

SOLOMON, M. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SOUSA, C. A. Produção de conteúdo jornalístico no TikTok: informação a um tok. (Trabalho de Conclusão de Curso). Bacharelado em Comunicação Social: Jornalismo, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2021.

STEWART, S. TikTok Booms: books championed on BookTok have seen huge sales spikes (Online). 2021. Disponível em: https://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/industry-news/bookselling/article/87304-how-tiktok-makes-backlist-books-into-bestsellers.html. Acesso em: 15 jan. 2024.

ZILLES BORBA, E. Entre Lugares e Imagens: o uso de dispositivos de realidade virtual e a percepção espacial. E-Compós, [S. l.], v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.30962/ec.1362. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1362. Acesso em: 12 jan. 2024.

Publicado

2024-12-23

Versiones

Número

Sección

Dossiê - Tecnologias e Práticas no Ensino para o Consumo Consciente