Possibilidades para refletir sobre as práticas para o consumo consciente na formação publicitária

Autores/as

Resumen

Formar jovens cidadãos para um mundo em transformação, tendo em vista aplicar práticas de ensino que permitam reflexões sobre um consumo consciente, é uma tarefa complexa. E, se adicionarmos nessa equação, uma formação publicitária, na qual estes jovens não serão apenas receptores como também produtores do discurso das marcas, essa tarefa se torna também fundamental. Neste artigo propomos um olhar para essa instância formadora, tensionando tanto o perfil do profissional jovem da publicidade quanto os desafios docentes, tendo em vista a responsabilidade social e a consciência ambiental. Para isso, cruzamos alguns resultados da pesquisa de mestrado, sobre as reconfigurações do perfil profissional da área da publicidade, com outras investigações fruto de pesquisa de doutorado, sobre a formação docente e suas práticas pedagógicas, para responder a questão: Como abordar o consumo consciente na formação publicitária? Percebemos então que as características atuais dos jovens estudantes da publicidade fortalecem o debate para um consumo consciente em sala de aula e desafia os docentes a repensarem suas práticas, atualizando conteúdos e cases apresentados nas disciplinas, bem como pela utilização de novas metodologias de ensino.

Palavras-chave: Jovens; Ensino; Docência; Consumo consciente; Publicidade.

Biografía del autor/a

Ariadni Loose, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Comunicação pela USFM. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Nós Pesquisa Criativa" da UFSM.

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Publicado

2024-12-23

Número

Sección

Dossiê - Tecnologias e Práticas no Ensino para o Consumo Consciente