Plataformas de programação para crianças: uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

Resumen

As transformações digitais observadas na sociedade repercutem nas formas e meios de ensinar. A maioria das práticas pedagógicas em uso posicionam o estudante como um usuário passivo. Observa-se todavia, ainda que discretamente, que o pensamento computacional surge como uma tendência que pode trazer novas perspectivas à Educação, renovando as formas de ensinar. Tal perspectiva exige conhecimentos e experiências computacionais dos professores, para que criem práticas pedagógicas significativas para os estudantes. Um recurso primário importante é a seleção de uma plataforma de programação de computadores. Partindo-se desta necessidade, empregou-se o processo de revisão sistemática da literatura a fim de identificar as principais plataformas em uso. Como questão inicial considerou-se o suporte ao ensino  síncrono e assíncrono de programação, abrangendo vários anos escolares, permitindo a integração entre recursos de programação (lógica) e componentes de hardware variados (microcontrolador, robô, drone, etc). O artigo descreve uma visão abrangente das principais plataformas identificadas, seus recursos e facilidades para professores. Todas foram testadas, sendo a Tynker identificada como a mais completa.

Biografía del autor/a

Adolfo razzera Gajardo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Carine Geltrudes Webber, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Ciências da Computação pela École Doctorale Mathématiques et Informatiques da Université de Grenoble I Joseph Fourier. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Caxias do Sul (PPGECM/UCS).

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Publicado

2021-12-20