Plataformas de programação para crianças: uma revisão sistemática da literatura
Resumen
As transformações digitais observadas na sociedade repercutem nas formas e meios de ensinar. A maioria das práticas pedagógicas em uso posicionam o estudante como um usuário passivo. Observa-se todavia, ainda que discretamente, que o pensamento computacional surge como uma tendência que pode trazer novas perspectivas à Educação, renovando as formas de ensinar. Tal perspectiva exige conhecimentos e experiências computacionais dos professores, para que criem práticas pedagógicas significativas para os estudantes. Um recurso primário importante é a seleção de uma plataforma de programação de computadores. Partindo-se desta necessidade, empregou-se o processo de revisão sistemática da literatura a fim de identificar as principais plataformas em uso. Como questão inicial considerou-se o suporte ao ensino síncrono e assíncrono de programação, abrangendo vários anos escolares, permitindo a integração entre recursos de programação (lógica) e componentes de hardware variados (microcontrolador, robô, drone, etc). O artigo descreve uma visão abrangente das principais plataformas identificadas, seus recursos e facilidades para professores. Todas foram testadas, sendo a Tynker identificada como a mais completa.
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