O que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa Jovem Aprendiz? Um discurso sobre gênero

Autores/as

Resumen

O estudo apresenta como objetivo geral, analisar as percepções, comportamentos e vivências das estudantes participantes do programa jovem aprendiz, referente as aprendizagens e inserção no mercado de trabalho, em uma instituição privada de educação profissional. Os teóricos norteadores do estudo foram: Louro (2000), Butler (2019), Scott (1995), entre outros que auxiliaram na compreensão das análises de gênero e de temas afins. Trata-se de um estudo metodológico qualitativo, com estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevista semiestruturada aplicada com 03 alunas inscritas no programa jovem aprendiz, com idades entre 14 e 24 anos. Os resultados foram analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A partir dos resultados observou-se, nas falas das alunas, suas perspectivas em relação a sua inserção no mercado de trabalho, seus sonhos e desafios. Evidenciou-se a falta de políticas públicas que favoreçam melhores oportunidades aos jovens.

Biografía del autor/a

Karina Dias Silva, Universidade La Salle (La Salle)

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGE/La Salle). Atualmente é Psicopedagoga do Colégio La Salle Esteio/RS. Membro no Núcleo de Pesquisa ComGênero: Gênero e Interdisciplinaridade.

 

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade La Salle (La Salle)

Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES/Argentina). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGE/La Salle) e do curso de graduação em Psicologia na mesma universidade.

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Publicado

2021-12-20