Percepções de professores da educação superior sobre a utilização de tendências em educação matemática
Resumen
As tendências em educação matemática surgiram com relevante propósito de tornar o ensino de matemática mais interessante e motivador, visto que, com as constantes mudanças ocorridas ao longo dos tempos, evidenciou a necessidade de se criar novas metodologias que pudessem atender às expectativas dos estudantes. Assim, as tendências tornam-se aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que são metodologias diferenciadas que atuam como facilitadoras da aprendizagem, proporcionando a cada estudante a assumir um papel mais atuante no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo verificar as percepções dos professores do curso de Matemática/Licenciatura, de uma universidade pública, sobre a importância e a utilização das tendências em suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa, na qual os dados obtidos são explorados de maneira descritiva. Para a coleta de dados, foi enviado um questionário (Google Forms) composto por cinco questões para quinze docentes na área, destes, somente sete responderam. Através desta pesquisa, foi possível concluir que a tendência em educação matemática mais utilizada por esses professores é a resolução de problemas.
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