Science teaching in the early grades of elementary school and the challenges faced by the multipurpose teacher

Authors

  • Sara Nascimento da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Ana Paula Apolinário da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Clautina Ribeiro de Moraes da Costa Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Jessyca Christina fortes Ramos Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI) https://orcid.org/0000-0002-6876-1493
  • Luciana Freitas de Oliveira Centro Universitário UniFanor Wyden
  • João Xavier da Silva Neto Universidade Federal do Ceará (UFCE) https://orcid.org/0000-0002-6981-2838

Abstract

Sciences teaching in the early years of elementary school aims to promote the interest and curiosity of students about the world around them, creating an environment in the classroom that provides critical sense and the development of a reading of the world that makes them citizens conscious. The work was carried out using the systematic review method that aimed to select and analyze the most recent studies that address the delimited theme and answer the questions raised by the research. As pointed out in the present study, the training of multipurpose teachers is still insufficient when related to the teaching of Science in the Early Years of Elementary Education. What can be seen is that professionals still face several challenges that not only involve training, but also revolve around structural issues and the educational system, the conditions of schools and the lack of didactic resources to assist in the process children's teaching and learning.

Author Biographies

Sara Nascimento da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Licenciada do curso de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Ana Paula Apolinário da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Biotecnologia, com ênfase em Saúde, junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Clautina Ribeiro de Moraes da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste em Biotecnologia (RENORBIO) com ponto focal Piauí - Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é docente com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (UFPI).

Jessyca Christina fortes Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é analista de garantia da qualidade no Grupo Centroflora e tutora do curso Ciências da Natureza do Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

Luciana Freitas de Oliveira, Centro Universitário UniFanor Wyden

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário UniFanor Wyden.

João Xavier da Silva Neto, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFCE).

References

ANDRADE, L. O professor polivalente dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Natal/RN: trabalho, vivência e mediações. 2017. 200f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, 2017.

AUGUSTO, T. G. S; AMARAL, I. A. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência e Educação, v. 21, n. 2, p. 493-509, 2015.

BELUSCI, H. T.; BAROLLI, E. Impasses na formação inicial de professores das séries iniciais para o ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 135-158, 2013.

BELLETATI, V. C. F.; DOMINGUES, I. Inovação na formação de professores polivalentes: diálogo e convergência entre formação inicial e contínua. Revista Cocar, n. 8, p. 276-292, 2020.

CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de cirurgiões, v. 34, n. 6, 2007.

CRUZ, S. P. S.; RAMOS, N. B.; SILVA, K. A. C. P. C. Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise histórico‐legal. Revista Histedbr on-line, v. 17, n. 4, p. 1186-1204, 2017.

CRUZ, S. P. S. Profissionalidade polivalente e o trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Debates em Educação, v. 4, n. 7, 2012.

CRUZ, S. P. S; NETO, J.B. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 50, 2012.

FALEIRO, W.; FLAVIANO, S. Formação de professores para o ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica. In: PERES, S.; PAULA, M.H.; SANTOS, M. (Org.). Educação e formação de professores: concepções políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.

GABINI, W. S.; FURUTA, C. O ensino de ciências e a formação do pedagogo: desafios e propostas. Ciências em foco, v. 11, n. 2, p. 2-13, 2018.

GATTI, B. A. Formação de professores no brasil: Características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GEGLIO, P. C. O conteúdo de ciências naturais ministrado por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos da Pedagogia, v. 5, n. 10, p. 59-70, 2012.

GOUW, A. M. S; FRANZOLIN, F.; FEJES, M. E. Desafios enfrentados por professores na implementação de atividades investigativas nas aulas de ciências. Ciência e Educação, v. 19, n. 2, p. 439-454, 2013.

KASSIS, R. N. A formação de professoras e professores polivalentes nos cursos de pedagogia em instituições de ensino superior privadas. 2015. 233f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos/SP.

OLIVEIRA, A. P. F. M. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem os professores. 2015. 178f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru/SP.

OLIVEIRA, C. A. V. Mobilizando saberes da experiência na formação do professor polivalente: notas preliminares. Revista Eletrônico do Curso de Pedagogia do Campus Jataí, v. 2, n. 5, 2008.

OVIGLI, D. F. B; BERTUCCI, M. C. S. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. (Online). 2009. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/13%20Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia/Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia_artigo7.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2020

PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V. A formação do professor de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Acta Scientiae, v. 18, n. 1, p. 186-203, 2016.

PONTES, J. F. V. P. A utilização de recursos audiovisuais nas aulas de ciências: um estudo com professores polivalentes. 2013. 45f. Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB.

SANTANA, I. C. H.; SILVEIRA, A. P. Ensino de Ciências para a Formação do Pedagogo: Concepções de Alunos em Formação. Acta Scientiae, v. 20, n. 5, p. 913-929, 2018.

SILVA, V. A formação de pedagogos para o ensino de Ciências nos anos iniciais. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel/PR.

TOMÉ, L. Ensino de ciências nos anos iniciais: um diálogo com professores polivalentes. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR.

Published

2021-12-20