O uso de recursos tecnológicos digitais e seus impactos:
um diálogo com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal de Ensino em Santa Catarina
Resumo
Os recursos tecnológicos, ao longo da história, têm desempenhado um papel significativo na vida dos seres humanos. Atualmente, o uso desses recursos em formato digital tem aumentado consideravelmente, influenciando a vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos, e essa expansão tem levantado questionamentos sobre os limites entre o uso saudável e o uso abusivo. Tendo essa problemática em vista, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os impactos gerados pelo uso de recursos tecnológicos digitais, a partir da manifestação de estudantes ingressantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de uma instituição pública de educação da Rede Federal no estado de Santa Catarina. Com a participação de 192 sujeitos, os dados foram registrados durante uma roda de conversa sobre o tema e analisados dentro de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, bem como a partir de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Identificou-se o alinhamento entre as indicações apontadas pelos autores e o material coletado junto aos estudantes, que sinalizaram impactos negativos causados principalmente nos estudos, na saúde, na socialização e interação de forma mais ampla ou na relação com pessoas próximas. Considera-se este debate dentro da perspectiva da interseccionalidade das áreas impactadas e premente de ser pautado no espaço escolar.
Palavras-chave: Recursos tecnológicos digitais; Ensino técnico; Ensino médio; Estudantes de nível médio.
Referências
ARENDT, H. A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007, 10 ed.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plataforma Nilo Peçanha. PNP 2024: ano base 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp>. Acesso: 26 ago. 2024.
CASTELLS, M. O Poder da Identidade. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.). Por uma outra comunicação: Mídia, Mundialização Cultural e Poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.
ESERIAN, A. L. D.; LESSI, L. C.; ARAÚJO, E. M. de. Influência da globalização e da mídia na formação individual e social do ser humano. In: III Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar e I Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar. Pesquisa unifimes, 2018. Disponível em: <https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/coloquio/article/view/562>. Acesso: 11 jul 2024.
FORTIM, I.; ARAUJO, C. A. de. Aspectos psicológicos do uso patológico de internet. Bol. - Acad. Paulista de Psicologia. São Paulo, v. 33, n. 85, p. 292-311, dez. 2013. Disponível em <https://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v33n85/a07.pdf>. Acesso em 31 jul. 2024.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso: 11 jul 2024.
LEITE, H. A.; TULESKI, S. C. Psicologia Histórico-Cultural e desenvolvimento da atenção voluntária: novo entendimento para o TDAH. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 15, Número 1, Janeiro/Junho de 2011:111-119. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pee/a/tgRyMKJ8tLyDSL5HKzNNLjf/abstract/?lang=pt>. Acesso: 11 jul 2024.
LEMOS, A. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, A.; CUNHA, P. (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003, p. 11-23. Disponível em: <https://facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf> Acesso: 29 jul 2024.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
ROSA, P. M. F.; SOUZA, C. He. M. de. Ciberdependência e infância: as influências das tecnologias digitais no desenvolvimento da criança. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 23311–23321, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n3-172. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25955>. Acesso: 10 jul. 2024.
SBP. Manual de Orientação #menostelas #maissaúde. Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf?utm_source=blogspcriancas> Acesso: 10 jul 2024.
SOUZA, K.; CUNHA, M. X. C. da. Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, Volume 3, Número 3, p. 204-217, Setembro/Dezembro, 2019.
SPRITZER, D. T.; RESTANO, A.; BREDA, V.; PICON, F. Dependência de tecnologia: avaliação e diagnóstico. Revista debates em Psiquiatria. Jan/Fev 2016. Disponível em: <https://revistardp.org.br/revista/article/download/145/127/255>. Acesso: 10 jul 2024.
VIEIRA PINTO, Á. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.