Plataformas de programação para crianças: uma revisão sistemática da literatura

Autores

Resumo

As transformações digitais observadas na sociedade repercutem nas formas e meios de ensinar. A maioria das práticas pedagógicas em uso posicionam o estudante como um usuário passivo. Observa-se todavia, ainda que discretamente, que o pensamento computacional surge como uma tendência que pode trazer novas perspectivas à Educação, renovando as formas de ensinar. Tal perspectiva exige conhecimentos e experiências computacionais dos professores, para que criem práticas pedagógicas significativas para os estudantes. Um recurso primário importante é a seleção de uma plataforma de programação de computadores. Partindo-se desta necessidade, empregou-se o processo de revisão sistemática da literatura a fim de identificar as principais plataformas em uso. Como questão inicial considerou-se o suporte ao ensino  síncrono e assíncrono de programação, abrangendo vários anos escolares, permitindo a integração entre recursos de programação (lógica) e componentes de hardware variados (microcontrolador, robô, drone, etc). O artigo descreve uma visão abrangente das principais plataformas identificadas, seus recursos e facilidades para professores. Todas foram testadas, sendo a Tynker identificada como a mais completa.

Biografia do Autor

Adolfo razzera Gajardo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Carine Geltrudes Webber, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Ciências da Computação pela École Doctorale Mathématiques et Informatiques da Université de Grenoble I Joseph Fourier. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Caxias do Sul (PPGECM/UCS).

Referências

ALVES, R. M.; SAMPAIO, F. F. Duinoblocks: desenho e implementação de um ambiente de programação visual para robótica educacional baseado no hardware arduino. In: Congresso Brasileiro de informática na Educação, v.3., 2014. Anais [...], 2014. p. 11–20.

BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In: Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association, Vancouver, Canada. 2012. p. 1-25.

COSTA, C.; ALVELOS, H.; TEIXEIRA, L. The use of moodle e-learning platform: a study in a portuguese university. Procedia Technology, [S.l.], v. 5, p. 334–343, 2012.

DIAS, C. D. Pensamento computacional: uma relação de proximidade com a matemática e o raciocínio lógico. 2016. 25 p. Monografia (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.

LIPECZ, A. Codie - Cute Personal Robot that makes Coding Fun. Disponível em: <https://www.indiegogo.com/projects/codie-cute-personal-robot-that-makes-coding-fun>. Acesso em: 30 out. 2021.

MAKEBLOCK. Codeybot: New Robot Who Teaches Coding. Disponível em: <https://www.kickstarter.com/projects/1818505613/codeybot-new-robot-who-teaches-coding>. Acesso em: 20 out. 2021.

MATOS, M. A. E. de et al. Ensinando programação para crianças: um jogo. In: SBC –PROCEEDINGS OF SBGAMES 2016, 2016. Anais [...], 2016. v. 15, p. 1210–1213.

QUEIROZ, R. L.; SAMPAIO, F. F. Duinoblocks for kids: um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do ensino fundamental por meio da robótica educacional. In: XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, v. 36, p. 2086-2095, 2015.

RIBAS, E.; BIANCO, G. D.; LAHM, R. A. Programação visual para introdução ao ensino de programação na educação superior: uma análise prática. Renote - Novas Tecnologias na Educação, v. 14, 2016.

SCAICO, P. D. et al. Ensino de programação no ensino médio: uma abordagem orientada ao design com a linguagem Scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 2, 2013.

TYNKER. Tynker - Coding for Kids. Disponível em: <https://www.tynker.com/>. Acesso em: 29 de out. 2021.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.

VALENTE, J. A. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica:diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 864–897, jul/set 2016.

WING, J. Computational thinking: it represents a universally applicable attitude and skill set everyone, not just computer scientists, would be eager to learn and use. Communications of the ACM, [S.l.], v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.

ZAHARIJA, G.; MLADENOVIC, S.; BOLJAT, I. Use of robots and tangible programming for informal computer science introduction. In: Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2015. Anais […], 2015. v. 174, p. 3878-3884.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)