O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e os desafios encontrados pelo professor polivalente
Resumo
O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como objeto promover o interesse e curiosidade dos alunos a respeito do mundo que o cerca criando um ambiente em sala de aula que propicie o senso crítico e o desenvolvimento de uma leitura de mundo que os tornem cidadãos conscientes. O trabalho foi realizado a partir do método de revisão sistemática que visou selecionar e analisar os estudos mais recentes que abordam o tema delimitado e respondessem as questões levantadas pela pesquisa. Como apontado no presente estudo, a formação de professores polivalentes ainda se mostra insuficiente quando relacionada ao ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O que se pode perceber é que os profissionais ainda se deparam com diversos desafios que não envolvem apenas a formação, mas que também giram em torno de questões estruturais e do sistema educacional, as condições das escolas e a falta de recursos didáticos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Referências
ANDRADE, L. O professor polivalente dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Natal/RN: trabalho, vivência e mediações. 2017. 200f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, 2017.
AUGUSTO, T. G. S; AMARAL, I. A. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência e Educação, v. 21, n. 2, p. 493-509, 2015.
BELUSCI, H. T.; BAROLLI, E. Impasses na formação inicial de professores das séries iniciais para o ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 135-158, 2013.
BELLETATI, V. C. F.; DOMINGUES, I. Inovação na formação de professores polivalentes: diálogo e convergência entre formação inicial e contínua. Revista Cocar, n. 8, p. 276-292, 2020.
CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de cirurgiões, v. 34, n. 6, 2007.
CRUZ, S. P. S.; RAMOS, N. B.; SILVA, K. A. C. P. C. Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise histórico‐legal. Revista Histedbr on-line, v. 17, n. 4, p. 1186-1204, 2017.
CRUZ, S. P. S. Profissionalidade polivalente e o trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Debates em Educação, v. 4, n. 7, 2012.
CRUZ, S. P. S; NETO, J.B. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 50, 2012.
FALEIRO, W.; FLAVIANO, S. Formação de professores para o ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica. In: PERES, S.; PAULA, M.H.; SANTOS, M. (Org.). Educação e formação de professores: concepções políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
GABINI, W. S.; FURUTA, C. O ensino de ciências e a formação do pedagogo: desafios e propostas. Ciências em foco, v. 11, n. 2, p. 2-13, 2018.
GATTI, B. A. Formação de professores no brasil: Características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
GEGLIO, P. C. O conteúdo de ciências naturais ministrado por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos da Pedagogia, v. 5, n. 10, p. 59-70, 2012.
GOUW, A. M. S; FRANZOLIN, F.; FEJES, M. E. Desafios enfrentados por professores na implementação de atividades investigativas nas aulas de ciências. Ciência e Educação, v. 19, n. 2, p. 439-454, 2013.
KASSIS, R. N. A formação de professoras e professores polivalentes nos cursos de pedagogia em instituições de ensino superior privadas. 2015. 233f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos/SP.
OLIVEIRA, A. P. F. M. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem os professores. 2015. 178f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru/SP.
OLIVEIRA, C. A. V. Mobilizando saberes da experiência na formação do professor polivalente: notas preliminares. Revista Eletrônico do Curso de Pedagogia do Campus Jataí, v. 2, n. 5, 2008.
OVIGLI, D. F. B; BERTUCCI, M. C. S. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. (Online). 2009. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/13%20Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia/Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia_artigo7.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2020
PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V. A formação do professor de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Acta Scientiae, v. 18, n. 1, p. 186-203, 2016.
PONTES, J. F. V. P. A utilização de recursos audiovisuais nas aulas de ciências: um estudo com professores polivalentes. 2013. 45f. Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB.
SANTANA, I. C. H.; SILVEIRA, A. P. Ensino de Ciências para a Formação do Pedagogo: Concepções de Alunos em Formação. Acta Scientiae, v. 20, n. 5, p. 913-929, 2018.
SILVA, V. A formação de pedagogos para o ensino de Ciências nos anos iniciais. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel/PR.
TOMÉ, L. Ensino de ciências nos anos iniciais: um diálogo com professores polivalentes. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR.