O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e os desafios encontrados pelo professor polivalente

Autores

  • Sara Nascimento da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Ana Paula Apolinário da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Clautina Ribeiro de Moraes da Costa Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Jessyca Christina fortes Ramos Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI) https://orcid.org/0000-0002-6876-1493
  • Luciana Freitas de Oliveira Centro Universitário UniFanor Wyden
  • João Xavier da Silva Neto Universidade Federal do Ceará (UFCE) https://orcid.org/0000-0002-6981-2838

Resumo

O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como objeto promover o interesse e curiosidade dos alunos a respeito do mundo que o cerca criando um ambiente em sala de aula que propicie o senso crítico e o desenvolvimento de uma leitura de mundo que os tornem cidadãos conscientes. O trabalho foi realizado a partir do método de revisão sistemática que visou selecionar e analisar os estudos mais recentes que abordam o tema delimitado e respondessem as questões levantadas pela pesquisa. Como apontado no presente estudo, a formação de professores polivalentes ainda se mostra insuficiente quando relacionada ao ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O que se pode perceber é que os profissionais ainda se deparam com diversos desafios que não envolvem apenas a formação, mas que também giram em torno de questões estruturais e do sistema educacional, as condições das escolas e a falta de recursos didáticos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem das crianças.

Biografia do Autor

Sara Nascimento da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Licenciada do curso de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Ana Paula Apolinário da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Biotecnologia, com ênfase em Saúde, junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Clautina Ribeiro de Moraes da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste em Biotecnologia (RENORBIO) com ponto focal Piauí - Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é docente com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (UFPI).

Jessyca Christina fortes Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é analista de garantia da qualidade no Grupo Centroflora e tutora do curso Ciências da Natureza do Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

Luciana Freitas de Oliveira, Centro Universitário UniFanor Wyden

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário UniFanor Wyden.

João Xavier da Silva Neto, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFCE).

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)