O MOVIMENTO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS EM DIREÇÃO À TV E A RELAÇÃO COM A ECOLOGIA DOS MEIOS

Autores

  • Érida Soares

Resumo

As práticas, os processos e as audiências nas redes sociais mantêm-se como temáticas centrais nos estudos contemporâneos em comunicação. Este trabalho tem como objetivo principal documentar o crescente movimento de influenciadores digitais que passaram a atuar em programas televisivos e articular tal fenômeno à ecologia dos meios, abordagem que descreve a constante evolução e interseção entre os meios tradicionais, como rádio e televisão - e os meios contemporâneos viabilizados pelo advento da internet, especialmente as plataformas digitais que fomentam interação, conexão e sociabilidade. Evidencia-se que a emergência de novos meios não elimina, tampouco inviabiliza, a permanência dos meios tradicionais. Para a construção deste artigo, foram consideradas pesquisas bibliográficas e notícias recentes.

Referências

BARCELLOS, Marilena; MICHELI, Francine; RENÓ, Denis; VISSOTO, Alex. Dissertações sobre a Nova Ecologia dos Meios. In: RENÓ, Denis; GOSCIOLA, Vicente; RENÓ, Luciana (Orgs.). Nova Ecologia dos Meios e Tecnologia. 1. ed. Aveiro: Ria Editorial, 2018. p. 09-17

BERNARDI, Guilherme. Marketing de influência domina orçamentos publicitários e deve chegar a US$ 33 bilhões em 2025. Exame, 21 out. 2025. Disponível em: https://exame.com/marketing/marketing-de-influencia-domina-orcamentos-publicitarios-e-deve-chegar-a-us-33-bilhoes-em-2025/. Acesso em: 21 nov. 2025.

CETIC, COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2024. São Paulo: CETIC.br, 2025. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/pt-br/20251027170648/tic_domicilios_2024_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 20 nov. 2025.

CONSUMIDOR MODERNO. Brasil é líder mundial em número de influenciadores digitais. 19/06/2024 Disponível em: https://consumidormoderno.com.br/brasil-influencia-digital. Acesso: 11 nov. 2025.

EBC. Sem Censura reestreia e fica entre os assuntos mais comentados da rede. 27/02/24. Disponível em: https://encurtador.com.br/qyFgO Acesso: 11 nov. 2025.

FECHINE, Yvana. Cultura participativa e interação: uma abordagem sociossemiótica da propagação em redes sociais digitais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (org.). [Título da obra coletiva, se houver]. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019

HAN, Byung-Chul. Não-coisas: reviravoltas do mundo da vida / Tradução de Rafael Rodrigues Garcia. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

JENKINS, H. (2006) Convergence Culture. New York: New York University Press.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare, São Paulo, v. 17, edição especial – 70 anos da Faculdade Cásper Líbero, 2017.

____________. De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira / Issaaf Santos Karhawi. –– São Paulo: I. S. Karhawi, 2018

____________. Influencers, creators e posts: proposição de categorias dos conteúdos publicados por influenciadores digitais. In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação. Número 17, 2023. Disponível em: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/revista/Revista_CPFn17.pdf. Acesso: 21 ago. 2025

____________. Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume 44, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/WftrmyFhn6K5r366RN9hSZD/?format=html&lang=pt. Acesso: 20 nov. 2025

NERY, Carmen. Internet foi acessada em 72,5 milhões de domicílios do país em 2023. 16/08/24. AGÊNCIA IBGE – https://encurtador.com.br/9SkZQ. Acesso: 10 nov. 2025

PACETE, Luiz Gustavo. Globosat cria unidade focada em influenciadores. Meio & Mensagem, São Paulo, 30 nov. 2016. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/globosat-cria-unidade-focada-em-influenciadores. Acesso em: 27 out. 2025

PEZZOTTI, Renato. Com record de patrocinadores, BBB 24 já supera R$ 1 bilhão em faturamento. 02/01/24. UOL. Disponível em: https://encurtador.com.br/FumMR. Acesso: 11 jul. 2025.

PLANETA TV. Hugo Gloss apresentará a prévia ao vivo da final do MasterChef Brasil. 17/02/2018. Disponível em: https://encurtador.com.br/B9PTh. Acesso: 12 nov 2025.

____________. Master Chef Brasil promove desafio de confeitaria em grupo com a presença do influenciador Hugo Gloss. 31/08/2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/dIxX2 Acesso: 12 jul. 2025.

RECUERO, Raquel. A conversação como apropriação na comunicação mediada pelo computador. 2012. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/raquelrecuerolivrocasper.pdf.

Acesso em: 25 out. 2025

RENÓ, Denis. Movilidad y producción audiovisual: câmbios em la nueva ecología de los medios. In: SCOLARI, Carlos A. (Ed.). Ecología de los medios: entornos, evoluciones e interpretaciones. Barcelona: Gedisa, 2015. p. 247-262

RODRIGUES, LÉO. Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais – 15/06/24 AGÊNCIA BRASIL. https://encurtador.com.br/5NQYG. Acesso em: 30 jun. 2025

SACCHITIELLO, Bárbara. Com Gil do Vigor e Eliana, Globo se fortalece no marketing de influência. Meio & Mensagem, São Paulo, 22 ago. 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/com-gil-do-vigor-e-eliana-globo-se-fortalece-no-marketing-de-influencia. Acesso em: 27 ago. 2025.

SCOLARI, Carlos A. Ecología de los medios: de la metáfora a la teoría (y más allá). In: SCOLARI, Carlos A. (Ed.). Ecología de los medios: entornos, evoluciones e interpretaciones. Barcelona: Gedisa, 2015. p. 15-42

SOCIAL BLADE. Top 50 YouTube Creators in Brazil by Subscribers. Disponível em: https://socialblade.com/youtube/lists/top/50/subscribers/all/BR. Acesso em: 21 nov. 2025.

TERRA, Carolina. Mídias Sociais... e agora? O que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais – 1. Ed. São Caetano do Sul. Difusão Editora, 2011.

TILA, Christy. Countries with the most YouTube users 2025. Statista, 19 nov. 2025. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/280685/number-of-monthly-unique-youtube-users. Acesso em: 21 nov. 2025.

VAQUER, Gabriel. SBT contrata 43 influencers como embaixadores para divulgar a emissora na internet. 30/06/24. FOLHA. Disponível em: https://encurtador.com.br/kDlLa. Acesso: 11 nov. 2025

Downloads

Publicado

2025-12-19

Edição

Seção

Artigos