UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DAS BETS SOB A ÓTICA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ENTRE A PROSPERIDADE, A PAUPERIZAÇÃO E OS DESAFIOS DA REGULAMENTAÇÃO

Autores

  • Laysla Gomes Costa
  • Hellen Christine Gomes Boldrini

Resumo

Com o cenário de desenvolvimento de novas formas de comunicação entre os indivíduos, através das redes sociais e da influência dos influenciadores digitais, ganhou-se destaque os debates em torno do discurso de prosperidade divulgado nas redes e o incentivo ao consumo das bets e os seus efeitos. Diante disso, o presente trabalho de forma geral, objetiva analisar os impactos provocados pela disseminação dos jogos de apostas online a partir da relação da comunicação digital do discurso publicitário, assim, seus objetivos específicos, buscam analisar os mecanismo de linguagem e comunicação na semiótica do discurso publicitário por influenciadores, compreender as interseccionalidades entre discurso e manutenção de desigualdades sociais, bem como, compreender os impactos socioeconômicos e as implicações jurídicas no que tange a sua regulamentação e ética publicitária. Para isto, a metodologia parte de um diálogo interdisciplinar de base descritiva e exploratória, através da revisão bibliográfica de autorias que discorrem sobre comunicação social, discurso e poder em conjunto com relatórios institucionais, base legislativa e jurisprudencial sobre a temática, e análise de dados quantitativos para compreender os ganhos e o perfil dos indivíduos. Assim, a justificativa pauta-se na necessidade de discutir os impactos por trás das bets, tendo em vista um cenário de crescimento das plataformas de apostas online com a utilização de influenciadores digitais na divulgação publicitária com a aplicação de discursos ilusórios de prosperidade. Conclui-se, pois, que os debates em torno das bets vai além da regulamentação, mas também sobre participação e conscientização social sobre os seus efeitos.

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Publicado

2025-12-19

Edição

Seção

Artigos