EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A COLABORAÇÃO NAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS
Resumo
O artigo discute o papel do empreendedorismo e da indústria criativa no desenvolvimento regional sob a perspectiva de dois órgãos públicos de municípios da região do Paranhana, no Rio Grande do Sul - Brasil. Seu objetivo foi analisar a compreensão dos participantes da pesquisa sobre o empreendedorismo na indústria criativa e seu impacto no desenvolvimento regional, investigando as políticas públicas e ações implementadas para fomentar esse desenvolvimento, bem como explorar a cooperação entre agentes públicos, privados e acadêmicos no avanço do empreendedorismo nos dois municípios da região. A pesquisa foi realizada com base em uma metodologia exploratória, de caráter qualitativo, com entrevistas semiestruturadas em profundidade, com representantes dos municípios. A análise dos dados foi baseada em Bardin (2016) e os resultados possibilitaram a organização de categorias de análise que refletem as ações e estratégias empreendedoras de cada município na promoção da indústria criativa. As categorias que emergiram desta pesquisa podem servir de base para a análise da atuação pública no empreendedorismo e no avanço da indústria criativa. Os resultados, além de fornecer conhecimentos importantes, podem contribuir para orientar o planejamento do fomento do empreendedorismo e da indústria criativa em outros municípios da região.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BELLINGIERI, J. Teorias do desenvolvimento regional e local: uma revisão bibliográfica. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, Salvador, v. 2, n. 37, p. 6-34. 2017.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2019.
BORBA, E.Z.; et al. Práticas de inovação a partir da indústria criativa: um estudo na região do Paranhana/RS. Revista Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v.8, n.23. 2023.
CASTRO, Mariana. Empreendedorismo Criativo: como a nova geração de empreendedores brasileiros está revolucionando a forma de pensar conhecimento, criatividade e inovação. 1 ed., São Paulo: Portgolio Penguin, 2014.
CUNHA, K.; YANAZE, M. Economia criativa, um paradigma de política pública contemporâneo? Uma discussão conceitual. Organicom, v.12, n.23, p.78-87. 2015.
CURADI, F., BRANDÃO, L. Desenvolvimento Regional e Imprensa: estado da arte e perspectivas teóricas. Revista Desenvolvimento em Questão, 17(46), 299–313. 2019.
DORNELAS, J. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Barueri (SP): Atlas, 2023.
FLORIDA, R. A ascensão da classe criativa. São Paulo: Ed. L&PM, 2011.
MILAN, M. Indicadores para avaliação de atividades econômicas culturais e criativas: uma síntese. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ CEGOV. 2016.
MUZZIO, H. Indivíduo, liderança e cultura: evidências de uma gestão da criatividade. Revista de Administração Contemporânea - RAC, RJ, v. 21, n. 1, p. 107-124. 2017.
OLIVEIRA, N. M. Algumas Considerações sobre o Desenvolvimento Regional. In: Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais, n. 9, Santa Cruz do Sul. Anais, Santa Cruz do Sul: UNISC, 2019. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidr/issue/view/130/showToc
POLI, K. Economia criativa, hubs criativos e a emergência de uma nova forma de organização do trabalho. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ CEGOV, 2016.
REIS, A. C. F. Economia criativa: como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.
RODRIGUES, M.; et al. Inovação na indústria criativa: desafios e oportunidades em empresas da região do Paranhana/RS. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo. Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 1-12, jan./abr. 2024.
SILVA, A. P.; Muzzio, H. Uma cidade criativa para potencializar o desenvolvimento local sustentável. Revista Eletrônica de Administração – Read. Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 200-223. 2023.
TAJRA, S. Empreendedorismo: da ideia à ação. São Paulo: Érica, 2021.
TOMAZZONI, E. L. Turismo e desenvolvimento regional: dimensões, elementos e indicadores. Caxias do Sul: Educs, 2009.
UNCTAD-Conferência das Nações Unidas para o comércio e desenvolvimento. Relatório de Economia criativa – uma opção de desenvolvimento viável. 2010. Disponível em: Unctad. https://unctad.org/system/files/official-document/ditctab20103_pt.pdf.
VECCHIATTI, K. Criatividade, diversificação e aprendizado nas economias locais. Revista Organicom. São Paulo, v. 12, n. 23, p. 150-159. 2015.