RELATO DE EXPERIÊNCIA: PALAVRAS QUE ACOLHEM - A INTERFACE ENTRE COMUNICAÇÃO E PSICOLOGIA ESCOLAR NO APOIO À SAÚDE MENTAL

Autores

  • Evandro Fausto Carnetti
  • Cristiane Friedrich Feil

Resumo

Este artigo relata uma experiência significativa entre a articulação entre a comunicação e a Psicologia Escolar, que evidencia a relevância de uma linguagem clara empática e acessível para discutir temas delicados, como o suicídio. Com o objetivo de descrever práticas de palestras realizadas em instituições de ensino no Vale do Paranhana, orientadas pelo compromisso social e pela necessidade de abordar as múltiplas demandas enfrentadas pelos estudantes. As intervenções foram elaboradas para envolver estudantes do ensino médio e do SENAI, propiciando um contato mais imediato com questões relacionadas à saúde mental e as práticas da psicologia. As palestras mostraram que ao utilizar uma comunicação didática, juntamente com ferramentas interativas foi possível a promoção de uma discussão profunda sobre a saúde mental, demonstradas pela participação ativa dos alunos, o que proporcionou um espaço de trocas sobre suas angústias e preocupações.

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Publicado

2024-12-11