RELATO DE EXPERIÊNCIA: PALAVRAS QUE ACOLHEM - A INTERFACE ENTRE COMUNICAÇÃO E PSICOLOGIA ESCOLAR NO APOIO À SAÚDE MENTAL
Resumo
Este artigo relata uma experiência significativa entre a articulação entre a comunicação e a Psicologia Escolar, que evidencia a relevância de uma linguagem clara empática e acessível para discutir temas delicados, como o suicídio. Com o objetivo de descrever práticas de palestras realizadas em instituições de ensino no Vale do Paranhana, orientadas pelo compromisso social e pela necessidade de abordar as múltiplas demandas enfrentadas pelos estudantes. As intervenções foram elaboradas para envolver estudantes do ensino médio e do SENAI, propiciando um contato mais imediato com questões relacionadas à saúde mental e as práticas da psicologia. As palestras mostraram que ao utilizar uma comunicação didática, juntamente com ferramentas interativas foi possível a promoção de uma discussão profunda sobre a saúde mental, demonstradas pela participação ativa dos alunos, o que proporcionou um espaço de trocas sobre suas angústias e preocupações.
Referências
ANDALÓ, C. S. DE A. O papel do psicólogo escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 4, n. 1, p. 43–46, 1984.
BARBOSA, R. M.; MARINHO-ARAÚJO, C. M.. Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 3, p. 393–402, jul. 2010.
BARDAGI, Marucia P.; SAVIANI-ZEOTTO, Luana; SCHWARTZ, Giovana M. Psicologia Escolar e Educacional: Práticas e Reflexões. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 20, n. 1, p. 45-55, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbop. Acesso em: 4 out. 2024.
SILVA, Danilo Caetano da. A importância da comunicação interna como diferencial para aumentar a produtividade. 2018. 46 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Anhanguera, Santo André, 2018.
DIAS, ACG; PÁCIAS, ND; ABAID, JLW. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional, v. 1, pág. 105–111, jan. 2014.
FREITAS, Marta Helena de et al. Os sentidos do sentido: uma leitura fenomenológica. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v. 18, n. 2, p. 144-154, dez. 2012. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672012000200004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 04 dez. 2024.
GUZZO, RSL A psicologia escolar e a defesa da educação pública. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 3, pág. 414-425, 2005.
KAËS, R. A Polifonia do Eu no Espaço Social. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MACEDO, M. M. K.; WERLANG, B. S. G. Trauma, dor e ato: o olhar da psicanálise sobre uma tentativa de suicídio. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 10, n. 1, p. 86–106, jan. 2007.
Organização Mundial da Saúde. (2000). Prevenção do suicídio: Um manual para profissionais da saúde primária. Genebra, Sui: Organização Mundial da Saúde.
PAVARINO, Rosana Nantes. Publicidade e propaganda: emergência e atualidade. Comunicologia-Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, p. 201-220, 2013.
RONCHI, J. P.; IGLESIAS, A.; AVELLAR, L. Z. Interface entre educação e saúde: revisão sobre o psicólogo na escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 3, p. 613–620, set. 2018.
SOUZA, Mariana A.; OLIVEIRA, Letícia S. Saúde mental e ambiente escolar: estratégias de intervenção no contexto escolar. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 22, n. 3, p. 15-26, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2021). Primary prevention of mental, neurological and psychosocial disorders. Geneva, SUI: World Health Organization.