ENTRE NOTAS E SIGNOS: UM NOVO OLHAR SOBRE MÚSICA E SEMIÓTICA NO POSICIONAMENTO DE MARCAS

Autores

  • Gabriel Vettorazzi Gomes
  • Mônica Greggianin

Resumo

Este artigo analisa o impacto de um gênero musical no posicionamento de marca por meio de uma abordagem semiótica. O objetivo é compreender como elementos musicais influenciam a percepção do consumidor. Utilizou-se a metodologia de análise semiótica aplicada a uma campanha publicitária da Volkswagen, com deepfake1 de Elis Regina. Os resultados indicam que a música promove conexões emocionais profundas, potencializando o reconhecimento da marca e sua identificação com o público-alvo.

Referências

BARROS, José D.’Assunção. A gaia ciência dos trovadores medievais. Revista de Ciências Humanas, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, 2007.

COELHO, Anna Elisa Nunes NB. "A música como diferencial competitivo na publicidade as trilhas sonoras dos comerciais em função da segmentação de mercado." (2008).

COMPOSIÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/composicao/>. Acesso em: 07 jul. 2024.

COR. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/cor/>. Acesso em: 07 jul. 2024.

DEEPFAKE. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/deepfake/>. Acesso em: 25 nov. 2024.

ELIS REGINA. Site Oficial de Elis Regina. Disponível em: http://www.elisregina.com.br/. Acesso em: 25 jun. 2024.

ESTRUTURA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/estrutura/>. Acesso em: 07 jul. 2024.

GUERRA, Guto. Music Branding: Qual o Som da Sua Marca? Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 168 p.

IFPI. Engaging with Music Brasil 2023. Disponível em: https://pro-musicabr.org.br/wp-content/uploads/2023/12/PRO-MUSICA-BRASIL-ENGAGING-MUSIC-23-1.pdf. Acesso em: 02 mai. 2024.

ILUMINAÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/iluminacao/>. Acesso em: 07 jul. 2024.

INTERNATIONAL FEDERATION OF THE PHONOGRAPHIC INDUSTRY. Engaging with Music 2023. Disponível em: https://www.ifpi.org/engaging-with-music-2023/. Acesso em: 02 mai. 2024.

JACOBS, Emanuel. "Marketing sensorial: a influência dos sentidos sensoriais na experiência do consumidor." (2021).

LACERDA, R., et al. "Influenciando o Consumidor através do Marketing Viral." SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 4 (2015).

LEVITIN, D. J. (2021). A música no seu cérebro: A ciência de uma obsessão humana. Nova edição. Editora Schwarcz.

LINDSTROM, Martin. Entrevista concedida à revista HSM Management. 2010. Disponível em: https://experience.hsm.com.br/posts/mentes-que-nao-mentem. Acesso em: 29 jun. 2024.

MARIA RITA. Site Oficial de Maria Rita. Disponível em: https://maria-rita.com/. Acesso em: 25 jun. 2024.

MEHR, S. A.; SCHACHNER, A.; KOTZUR, S. H.; BOWEN, T. F.; WEGNER, F.; WALDMAN, I.; WARREN, M.; ATWOOD, S.; KERANEN, M.; SINGH, M.; et al. What music makes us feel: At least 13 dimensions organize subjective experiences associated with music across different cultures. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 116, n. 29, p. 14519-14525, 2019. Disponível em: https://www.pnas.org/content/116/29/14519. Acesso em: 01 mai. 2024.

MOVIMENTO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/movimento/>. Acesso em: 07 jul. 2024.

NARRATIVA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/narrativa/>. Acesso em: 07 jul. 2024.

PALUDO, Ticiano Ricardo. Da mitologia ancestral à mitologia musical: Reflexos do espetacular e do hiperespetacular em videoclipes de David Bowie, Kiss e Lady Gaga. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7290. Acesso em: 07 jul. 2024.

____________. Sound Branding e o silêncio das marcas: Conexões íntimas por minimalismos sonoros. In: Anais do IV Internacional Congress On Branding. Leiria (Portugal): Instituto Politécnico de Leiria, 2017.

____________. Reconfigurações Musicais: Os Novos Caminhos da Música na Era da Comunicação Digital. 2013. 228 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: <https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4406>. Acesso em: 8 jul. 2024.

QUINTANA, I. P. Análise semiótica da música como veículo de mensagens de cidadania na educação: um exame crítico. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 39, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1629. Acesso em: 08 jul. 2024.

RITMO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/ritmo/>. Acesso em: 07 jul. 2024.

SALDANHA, Rafael Machado. Estudando a MPB: reflexões sobre a MPB, nova MPB e o que o público entende por isso. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2008.

SANTAELLA, Luciana. Introdução à Semiótica - Passo a passo para compreender os signos e a significação. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

__________. Semiótica Aplicada. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2002.

SIMBOLOGIA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/simbologia/>. Acesso em: 07 jul. 2024.

SOARES, Melinda Melo. Implementação da Estratégia de Marketing Sensorial: uma abordagem empírica. Diss. 2013.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

VOLKSWAGEN. Volkswagen – 70 anos de história. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aMl54-kqphE. Acesso em: 25 nov. 2024.

VOLKSWAGEN DO BRASIL. Volkswagen Brasil. Disponível em: https://www.vw.com.br/pt.html. Acesso em: 25 jun. 2024.

ZANNA. Sound Branding: A Vida Sonora das Marcas. 1. ed. São Paulo: Editora Matrix, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-11