DIMENSÕES SUBCULTURAIS EDUCATIVAS NÃO FORMAIS: REFLEXÕES ACERCA DO POTENCIAL EDUCOMUNICATIVO DAS PRODUÇÕES E CENAS MUSICAIS DO PUNK E DO HARDCORE NO BRASIL
Resumo
Este ensaio teórico investiga o potencial educomunicativo das produções e cenas musicais do punk e do hardcore no Brasil. As identidades (sub)culturais, compreendidas como híbridas e dinâmicas, emergem e se consolidam nos processos de globalização, transitando entre o local e o global. O punk e o hardcore se manifestam como resistência contracultural, denunciando as falhas do sistema e buscando transformação social. Através de narrativas musicais, festivais, debates, oficinas e mídias digitais, essas subculturas geram espaços educativos não formais, promovendo o aprendizado e a construção da cidadania de forma horizontal. As cenas punk e hardcore no Brasil se tornam espaços de resistência, produção de conhecimento e construção identitária, indo além do consumo musical e engajando em ações políticas e sociais com potencial educomunicativo. A música, a comunicação e a educação se entrelaçam nessas subculturas, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e transformadores, capazes de questionar as estruturas de poder e construir um futuro mais igualitário. A pesquisa destaca a importância da análise do potencial educomunicativo presente nessas subculturas, revelando as suas contribuições para a construção de uma sociedade mais crítica e democrática.
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