IMPACTO DO MARKETING RELACIONAL NO PROCESSO DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Resumo
A competitividade empresarial é garantida por adoção de estratégias que visam atrair, fidelizar e reter os potenciais clientes. É a partir desta índole que este artigo objetiva analisar o impacto do marketing de relacionamento no processo de fidelização dos clientes. Para o efeito, foi realizado um estudo do tipo exploratório e bibliográfico com a preocupação de levantamento de artigos científicos que fazem incursão sobre o marketing de relacionamento e o processo de fidelização dos clientes. O levantamento dos artigos científicos foi realizado mediante diferentes bases de dados disponíveis no google. Foi utilizada a técnica de análise documental, permitindo a seleção dos artigos ligados diretamente ao tema. Os resultados destacam que o Marketing de Relacionamento, quando bem aproveitado pelas empresas, gera de forma direta a fidelização, satisfação, lealdade e retenção dos clientes. Foram apresentadas como estratégias de fidelização, o desenho de programas de fidelização, a boa comunicação, a qualidade no atendimento e dos serviços, bem como a personalização dos produtos e serviços. Desta forma, concluiu-se que a fidelização é garantida através do marketing de relacionamento focado na valorização dos clientes.
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