MARKETING DIGITAL E TOKENS-NÃO FUNGÍVEIS: ESTUDO DE CASO DA MARCA PANTYS

Autores

  • Rebeca Almeida de Lima Chagas
  • Iara Mesquita da Silva Braga

Resumo

Este artigo analisa as práticas de marketing digital, com foco no caso da marca Pantys e sua estratégia de marketing desenvolvida para a criação e o uso de Tokens Não-Fungíveis (NFT’s) no mercado de moda. A partir da crescente convergência entre moda, tecnologia e economia torna relevante explorar como os NFT’s estão sendo utilizados para promover novos produtos digitais voltados às consumidoras de moda virtual. O objetivo geral deste estudo é analisar a estratégia de marketing da aplicação de criptomoedas como produtos digitais da marca Pantys. Com este propósito, os objetivos específicos: contextualizar o mercado de Token Não-Fungível (NFT) e sua aplicabilidade no marketing digital de produtos; identificar o posicionamento de marketing da Pantys nos meios digitais; e investigar como a marca integra criptomoedas em suas estratégias de marketing na oferta de produtos digitais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, combinando levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Embora a tecnologia NFT’s tenha potencial como produtos digitais inovadores com grande potencial no mercado virtual, a análise do caso Pantys revela uma desconexão entre o perfil de consumo de seus clientes e a estratégia de marketing com a aplicação destes ativos digitais como produtos, ressaltando a importância de compreender profundamente o público-alvo antes de implementar estratégias digitais disruptivas, especialmente em mercados específicos como o de moda feminina.

Referências

ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (2022). Cresce número de investidores brasileiros em 2022 e perspectiva para 2023 é de novo aumento. Disponível em: https://www.anbima.com.br/pt_br/noticias/cresce-numero-de-investidores-brasileiros-em-2022-e-perspectiva-para-2023-e-de-novo-aumento.htm. Acesso em: 10 de março de 2024.

AGARWAL, Udit; SINGH, Kuldeep; VERMA, Rajesh. An overview of non-fungible tokens (NFT). International Journal of Advanced Research in Science, Communication and Technology (IJARSCT), v. 1, n. 2, p. 237-240, 2022.

ARTPRICE. The development of NFTs. Artprice Reports 2021. Disponível em: https://www.artprice.com/artprice-reports/the-art-market-in-2021/the-development-of-nfts. Acesso em: 15 de maio de 2024

BADEA, Liana; MUNGIU-PUPӐZAN, Mariana Claudia. The economic and environmental impact of bitcoin. IEEE Access, v. 9, p. 48091-48104, 2021.

BARRETO, Lucas Silva; FREITAS, Vérica; DE PAULA, Verônica Angélica Freitas. Omnichannel em Tempos de Pandemia: Tendência da Estação ou Moda Atemporal?. Revista Ciências Administrativas, v. 28, p. e11837-e11837, 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BORRI, Nicola; LIU, Yukun; TSYVINSKI, Aleh. The economics of non-fungible tokens. Available at SSRN, 2022.

CARDOSO, Bruno Campos. Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index. Especialização e controvérsias no sistema peer-to-peer Bitcoin, 2018.

CARVALHO, Joaquim Francisco de. Combustíveis fósseis e insustentabilidade. Ciência e cultura, v. 60, n. 3, p. 30-33, 2008.

CASTELLS, Manuel et al. Critical education in the new information age. Rowman & Littlefield, 1999.

CBECI, Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index. Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index. University of Cambridge, 2023. Disponível em: https://ccaf.io/cbeci/index. Acesso em: 18 de julho de 2023.

CE, Country Economy. Argentina - Consumo de Eletricidade, COUNTRY ECONOMY, 2022. Disponível em: https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/eletricidade-consumo/argentina. Acesso em: 02 de fevereiro de 2023.

COIN DANCE, Coin Dance. Estatísticas do mercado de criptomoedas. Coin Dance, 2024. Disponível em: https://coin.dance/stats. Acesso em: 10 de junho de 2024.

COQUIERI, D. NFTs: Learn more about the non-fungible token market. CoinTelegraph Brasil. Cointelegraph, 2022. Disponivel em: https://br.cointelegraph.com/news/nfts-learn-more-about-the-non-fungible-token-market-by-daniel-coquieri Acesso em: 22 de maio de 2024.

DAL BELLO, Letícia Casagrande; DUARTE, Pauliane Goularte; SCÓZ, Murilo. Cool, absorbing, obvious: uma perspectiva semiótica da marca Pantys. ModaPalavra e-periódico, v. 14, n. 32, p. 100-123, 2021.

FERNANDES, Claudia Rogéria; VIEIRA, Edson Trajano. Análise sobre o perfil do consumidor online na pós-modernidade. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 10011-10019, 2021.

FERNANDES, M. O que é, porque vale milhões e como ela pode impactar a moda?. FFW, 2021. Disponível em: https://ffw.uol.com.br/noticias/tecnologia/nft-o-que-e-porque-vale-milhoes-e-como-ela-pode-impactar-a-moda/ Acesso em: 02 de maio de 2024.

FIRME, Simone Machado; MIRANDA, Angélica Conceição Dias. METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: um mapeamento da produção científica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo da CAPES e Directory Of Open Access Journal (DOAJ). Momento-Diálogos em Educação, v. 31, n. 02, p. 693-713, 2022.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.

FRANCESCHET, Massimo. The sentiment of crypto art. Proceedings http://ceur-ws.org ISSN, v. 1613, p. 0073, 2021.

G1, Globo. Arte digital e leilões pela internet fazem vendas baterem recorde de US$ 2,7 bilhões. G1, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/10/04/arte-digital-e-leiloes-pela-internet-fazem-vendas-baterem-recorde-de-us-27-bilhoes.ghtml. Acesso em: 10 de janeiro de 2024.

KOTLER, P; KARTAJAYA, H; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

KOTLER, Phillip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Sextante, 2021.

LIMA, Hannah Costa; MARQUES, Erico Veras; NETO, Jocildo Figueiredo Correia. Criptomoedas: uma análise do mercado financeiro no Brasil e o perfil dos seus investidores. Perspectivas Contemporâneas, v. 19, 2024.

MAGALDI, Sandro; NETO, José Salibi. Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4a Revolução Industrial. Editora Gente Liv e Edit Ltd, 2018.

MEDVED, M. (2023). Inside the Digital Fashion Explosion with DressX. NFT Now. Disponível em: https://nftnow.com/features/inside-the-digital-fashion-explosion-with-dressx/. Acesso em: 05 de maio de 2024.

MURET, Dominique. Louis Vuitton lança novo NFT: Um baú virtual que custa 6.000 euros. FashionNetwork. (2023) Disponível em: https://br.fashionnetwork.com/news/Louis-vuitton-lanca-novo-nft-um-bau-virtual-que-custa-6-000-euros,1581519.html. Acesso em: 15 de maio de 2024.

NAKAMOTO, Satoshi. A peer-to-peer electronic cash system. Bitcoin. – URL: https://bitcoin. org/bitcoin. pdf, v. 4, n. 2, p. 15, 2008.

PACETE, Luiz Gustavo. Blockchain: Mitos e verdades sobre a popularização da tecnologia. Forbes (2022). Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/blockchain-mitos-e-verdades-sobre-a-popularizacao-da-tecnologia/. Acesso em: 02 de junho de 2023.

PANTYS. Pantys website. Pantys, (2024). Disponível em: https://www.pantys.com.br/ Acesso em: 20 de junho de 2024.

REBELLO, Gabriel et al. Correntes de blocos: Algoritmos de consenso e implementação na plataforma hyperledger fabric. Sociedade Brasileira de Computação, 2019.

RF, Receita Federal do Brasil. (2023, outubro). Criptoativos: Receita Federal detecta crescimento vertiginoso na movimentação de stablecoins. Governo Federal, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/criptoativos-receita-federal-detecta-crescimento-vertiginoso-na-movimentacao-de-stablecoins. Acesso em 10 de junho de 2024.

SCHNEIDER, Amanda. NFTs nos gamers: propriedades nas mãos do jogador. Meio e Mensagem (2022) https://www.meioemensagem.com.br/home/arquivo/noticias/2022/07/26/nfts-nos-games-propriedade-nas-maos-do-jogador.html. Acesso em: 07 de fevereiro de 2023.

SHAHRJERDI, Siavash. The Non-Fungible Token (NFT), Origin of the Third Digital Revolution in the Art Market. Revue Internationale de droit des données et du numérique/International Journal of Digital and Data Law, 2022.

ULRICH, Fernando. Bitcoin-a moeda na era digital. Journal, volume, v. 2, p. 239, 1892.

USP, Universidade de São Paulo. Brasileiros passam em média 5,6% do dia em frente às telas de smartphones e computadores. Jornal da USP (2023). Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/brasileiros-passam-em-media-56-do-dia-em-frente-as-telas-de-smartfones-computadores/. Acesso em: 14 de março de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-11