Saberes humanos e inteligências artificiais: pesquisas, práticas e transformação social em rede

Autores

Resumo

No ano de 2025, a rede de conexões da REDIN – Revista Educacional Interdisciplinar demonstrou uma força ímpar. Recebemos mais de 140 submissões para avaliação, entre artigos científicos, relatos de experiência e resenhas de livros. Se, no ano anterior, os desafios para atender às demandas editoriais já haviam sido expressivos, neste ano a equipe envolvida enfrentou a árdua tarefa de consolidar a versão final do volume 14, número 1. Nesse sentido, registramos nossos agradecimentos a todas as pessoas que atuaram como pareceristas e, igualmente, àquelas que submeteram seus trabalhos à revista. A edição de temáticas livres de 2025 – sempre alinhada ao escopo interdisciplinar e/ou de práticas com tecnologias digitais no ensino – destaca-se pela apresentação de pesquisas e práticas educacionais relevantes, que evidenciam diferentes formas de transformação social. A perspectiva interdisciplinar e o enfoque tecnológico, marcas já consolidadas da REDIN, novamente se sobressaem. Os 31 trabalhos que compõem esta edição oferecem contribuições significativas para a comunidade científica interessada nos campos da Educação, Comunicação, Jogos Digitais, Tecnologias e Engenharias Informáticas, Arquitetura e Urbanismo, Gestão, Administração, Psicologia, Física, Matemática, Pedagogia, Saúde, entre outras áreas que atravessam o campo do Ensino. As produções são oriundas de pesquisadoras(es) de diversos Estados – RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, MS, MT, DF, BA, PA, RN e AM – contemplando, assim, todas as regiões do Brasil [...]

Biografia do Autor

Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Pós-Doutor em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências da Comunicação e Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP/Portugal). Pesquisador no LIMC (PPGCOM/UFRGS), PUBCOMTEC (PPGCOM/UFRJ), GREMINAS (PPGCOM/UFS), CITI (EP/USP), LAB4C (ECA/USP), REPIA (ECO-UFRJ), INCRIA (PPGDR/Faccat) e Clepul (UL/Lisboa).

Sandro Cezer Pereira, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Profesor das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) nos cursos de Administração, Gestão Comercial, Sistemas da Informação, Design, Publicidade e Propaganda, entre outros. Também é coordenador do Núcleo de Educação On-line da Faccat (NEO/Faccat).

 

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Zilles Borba, E., & Pereira, S. C. (2025). Saberes humanos e inteligências artificiais: pesquisas, práticas e transformação social em rede. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 1–2. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4217