Saberes humanos e inteligências artificiais: pesquisas, práticas e transformação social em rede
Abstract
No ano de 2025, a rede de conexões da REDIN – Revista Educacional Interdisciplinar demonstrou uma força ímpar. Recebemos mais de 140 submissões para avaliação, entre artigos científicos, relatos de experiência e resenhas de livros. Se, no ano anterior, os desafios para atender às demandas editoriais já haviam sido expressivos, neste ano a equipe envolvida enfrentou a árdua tarefa de consolidar a versão final do volume 14, número 1. Nesse sentido, registramos nossos agradecimentos a todas as pessoas que atuaram como pareceristas e, igualmente, àquelas que submeteram seus trabalhos à revista. A edição de temáticas livres de 2025 – sempre alinhada ao escopo interdisciplinar e/ou de práticas com tecnologias digitais no ensino – destaca-se pela apresentação de pesquisas e práticas educacionais relevantes, que evidenciam diferentes formas de transformação social. A perspectiva interdisciplinar e o enfoque tecnológico, marcas já consolidadas da REDIN, novamente se sobressaem. Os 31 trabalhos que compõem esta edição oferecem contribuições significativas para a comunidade científica interessada nos campos da Educação, Comunicação, Jogos Digitais, Tecnologias e Engenharias Informáticas, Arquitetura e Urbanismo, Gestão, Administração, Psicologia, Física, Matemática, Pedagogia, Saúde, entre outras áreas que atravessam o campo do Ensino. As produções são oriundas de pesquisadoras(es) de diversos Estados – RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, MS, MT, DF, BA, PA, RN e AM – contemplando, assim, todas as regiões do Brasil [...]