Brincadeiras de rua como um espaço de manifestação da criatividade na infância

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Resumo

Este artigo analisa o desenvolvimento da criatividade nas brincadeiras de rua, destacando como a interação livre permite às crianças inovar e resolver problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram construídos por meio de revisão bibliográfica, conforme os critérios de Lima e Mioto (2007), e de observação sistemática em duas ruas do bairro Castanhal, em Parintins-AM. A análise dos dados foi realizada por meio da triangulação. Os resultados indicam que as brincadeiras estimulam a cooperação, a criação coletiva e a adaptação, aspectos fundamentais para o desenvolvimento da criatividade e das habilidades sociais, evidenciando que o brincar livre constitui um ambiente privilegiado para o desenvolvimento cognitivo infantil, devendo ser valorizado tanto no contexto social quanto educacional.

Palavras-chave: Brincadeiras de rua; Criatividade; Processos cognitivos.

 

Biografia do Autor

Núbia Guimarães da Silva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Mestranda em Educação em Ciência na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua na Escola Normal Superior (ENS/Manaus).

Dra. Lucélida de fatima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UPFA). Professora do Centro de Estudos Superiores de Parintins na Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). Também é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciência da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Guimarães da Silva, N., & de Fatima Maia da Costa, L. (2025). Brincadeiras de rua como um espaço de manifestação da criatividade na infância. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 539–555. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3974

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)