Brincadeiras de rua como um espaço de manifestação da criatividade na infância

Autores/as

Resumen

Este artigo analisa o desenvolvimento da criatividade nas brincadeiras de rua, destacando como a interação livre permite às crianças inovar e resolver problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram construídos por meio de revisão bibliográfica, conforme os critérios de Lima e Mioto (2007), e de observação sistemática em duas ruas do bairro Castanhal, em Parintins-AM. A análise dos dados foi realizada por meio da triangulação. Os resultados indicam que as brincadeiras estimulam a cooperação, a criação coletiva e a adaptação, aspectos fundamentais para o desenvolvimento da criatividade e das habilidades sociais, evidenciando que o brincar livre constitui um ambiente privilegiado para o desenvolvimento cognitivo infantil, devendo ser valorizado tanto no contexto social quanto educacional.

Palavras-chave: Brincadeiras de rua; Criatividade; Processos cognitivos.

 

Biografía del autor/a

Núbia Guimarães da Silva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Mestranda em Educação em Ciência na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua na Escola Normal Superior (ENS/Manaus).

Lucélida de Fatima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UPFA). Professora do Centro de Estudos Superiores de Parintins na Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). Também é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciência da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA).

Citas

ALENCAR, E. S. et al. Como desenvolver o potencial criador: um guia para a liberação da criatividade em sala de aula. ed. 12. Ver. e atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

ASHTON, K. A história secreta da criatividade [recurso eletrônico]. Tradução Alves Calado. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

AZEVEDO, C. E. F. et al. A Estratégia de Triangulação: Objetivos, possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. EnEPQ, Brasília, 3 de nov. de 2013.

BENJAMIN, W. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2002.

CONSENZA, R. M.; GUERRA, L. G. Neurociência e Educação: Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COSTA, L. F. M. da. Didática da matemática e a mobilização de processos cognitivos: reflexões sobre aspectos teóricos-metodológicos do ato de ensinar. São Paulo: Livraria da Física, 2024.

COSTA, R. C. Se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava vir brincar / Rebeca Cavalcante Costa. 2023. 28 f. Monografia (Graduação) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Faculdade de Dança, Curso de Licenciatura em Dança, Belém, 2023.

COSTA, L. F. M. da.; LUCENA, I. C. R.; SOUZA, E. GOMES. Complexidade e Pesquisa Qualitativa: questões de método. Revista Perspectiva da Educação Matemática, v. 8, número Temático, p. 727-748, 2015.

FIGUEIREDO, A. M. R. Crianças e territorialidades: As brincadeiras nas ruas do bairro da União em Parintins/AM. 2017. 220 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

FILHO, P. S. G. A teoria do investimento em Criatividade de Robert Sternberg e Todd Lubart. In: Pereira, M. S. N; Fleith, D. de S. (org). Teorias da criatividade. Campinas, SP: Alínea, 2020.

FONSECA, V. da. Papel das Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia, São Paulo, v. 31, n. 96, p. 236-253, 2014.

LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. ed. 9, São Paulo: Atlas 2021.

NEVES-PEREIRA, M. S; FLEITH, D. de S. Teorias da Criatividade. Campinas, SP: Alínea, 2020.

PEREIRA, E. A. F. Brincadeiras das infâncias como espaço de mobilização de ideias matemáticas nos anos iniciais da escolarização. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.

QUEIROZ, N. L. N. de; MACIEL, D. A; BRANCO, A. U. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006.

ROCHA, D. C. Esse rio é minha rua: experiências de lazer das crianças ribeirinhas da Ilha do Combu em Belém-PA. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Estudos do Lazer) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Guimarães da Silva, N., & de Fatima Maia da Costa, L. (2025). Brincadeiras de rua como um espaço de manifestação da criatividade na infância. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 539–555. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3974