A vivência da graduação como possibilidade de novas vias de subjetivação

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Resumo

Esse trabalho tem como objetivo explorar como diferentes posicionamentos de vida podem abrir novas vias de subjetivação dentro da formação e da atuação em psicologia. Dessa forma, são repensados os processos que estão cristalizados na formação em psicologia, em defesa de uma formação mais crítica e reflexiva, capacitando profissionais para atuar de forma mais comprometida com a psicologia e o seu papel na sociedade. Portanto, a Teoria da Subjetividade de González Rey possibilita, por meio de seus conceitos, pensar a forma como esses processos se configuram na psicologia e nos profissionais, além de pensar os posicionamentos que auxiliam a abertura de caminhos alternativos aos que estão cristalizados. O trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, a metodologia construtiva-interpretativa desenvolvida a partir da Epistemologia Qualitativa de González Rey, para pensar a forma como esses posicionamentos se configuram, tanto na subjetividade individual da participante, quanto na subjetividade social da psicologia. Portanto, conclui-se que o processo de apropriação da psicologia e a implicação do indivíduo em sua formação e atuação facilitam a abertura desses caminhos que permitem uma atuação mais reflexiva e criativa.

Palavras-chave: Psicologia; Graduação; Formação em psicologia; Teoria da subjetividade.

Biografia do Autor

Bruna Tavares da Silveira, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Valéria Deusdará Mori, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Pós-Doutora pela Universidad Pablo Olavide (UPO - Sevilha, Espanha). Doutora em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala (USAC - Cidade de Guatemala, Guatemala). Professora do Centro Universitário de Brasília (CEUB), atuando junto aos cursos de graduação e no mestrado em Psicologia. 

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Tavares da Silveira, B., & Deusdará Mori, V. (2025). A vivência da graduação como possibilidade de novas vias de subjetivação. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 341–360. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3913

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)