A vivência da graduação como possibilidade de novas vias de subjetivação

Autores/as

Resumen

Esse trabalho tem como objetivo explorar como diferentes posicionamentos de vida podem abrir novas vias de subjetivação dentro da formação e da atuação em psicologia. Dessa forma, são repensados os processos que estão cristalizados na formação em psicologia, em defesa de uma formação mais crítica e reflexiva, capacitando profissionais para atuar de forma mais comprometida com a psicologia e o seu papel na sociedade. Portanto, a Teoria da Subjetividade de González Rey possibilita, por meio de seus conceitos, pensar a forma como esses processos se configuram na psicologia e nos profissionais, além de pensar os posicionamentos que auxiliam a abertura de caminhos alternativos aos que estão cristalizados. O trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, a metodologia construtiva-interpretativa desenvolvida a partir da Epistemologia Qualitativa de González Rey, para pensar a forma como esses posicionamentos se configuram, tanto na subjetividade individual da participante, quanto na subjetividade social da psicologia. Portanto, conclui-se que o processo de apropriação da psicologia e a implicação do indivíduo em sua formação e atuação facilitam a abertura desses caminhos que permitem uma atuação mais reflexiva e criativa.

Palavras-chave: Psicologia; Graduação; Formação em psicologia; Teoria da subjetividade.

Biografía del autor/a

Bruna Tavares da Silveira, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Valéria Deusdará Mori, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Pós-Doutora pela Universidad Pablo Olavide (UPO - Sevilha, Espanha). Doutora em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala (USAC - Cidade de Guatemala, Guatemala). Professora do Centro Universitário de Brasília (CEUB), atuando junto aos cursos de graduação e no mestrado em Psicologia. 

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Tavares da Silveira, B., & Deusdará Mori, V. (2025). A vivência da graduação como possibilidade de novas vias de subjetivação. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 341–360. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3913