A percepção dos gestores e supervisores sobre o ensino dos preceptores

um estudo qualitativo

Autores

Resumo

Investigou-se a percepção de gestores e supervisores sobre a atividade da preceptoria e opiniões sobre a formação dos preceptores em um curso de medicina, abordando a integração entre ensino e prática assistencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de um questionário estruturado, aplicado a 24 gestores e supervisores universitários do curso de medicina. As respostas foram analisadas utilizando o software IRAMUTEQ, com classificação hierárquica descendente e análise de similitude, identificando quatro classes principais: Preceptor, Campo de Prática, Material Instrucional e Instituição. Observou-se na opinião dos participantes a centralidade do preceptor e sua relação estreita com o campo prático, enquanto as classes Instituição e Material Instrucional mostraram maior distanciamento, refletindo fragilidades na articulação institucional e no suporte pedagógico. A maioria dos participantes reconheceu a necessidade de treinamento formal e orientações claras sobre metas e expectativas para preceptores. Identificou-se opiniões refletindo uma lacuna no alinhamento institucional e no desenvolvimento pedagógico contínuo. Recomenda-se a implementação de estratégias institucionais para fortalecer o suporte e a formação dos preceptores.

Palavras-chave: Ensino em saúde; Inovação em ensino; Impacto educacional; Preceptoria; Ensino superior

Biografia do Autor

Vinícius Felipe Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Inovação no Ensino Superior em Saúde pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Docente nos cursos de medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Giovanna Bertollo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Victor Ryuki Fujii, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Karen Feltran Gatto , Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Bianca Ferreira do Nascimento, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Amanda Costa Araujo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutora em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Professora do Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Referências

AUTONOMO, F. R. D. O. M.; HORTALE, V. A.; SANTOS, G. B. D.; BOTTI, S. H. D. O. A Preceptoria na Formação Médica e Multiprofissional com Ênfase na Atenção Primária – Análise das Publicações Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica, 39, n. 2, p. 316-327, 2015. DOI: 10.1590/1981-52712015v39n2e02602014

BARRETO, V. H. L.; MARCO, M. A. D. Visão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato. Revista Brasileira de Educação Médica, 38, n. 1, p. 94-102, 2014. DOI: 10.1590/s0100-55022014000100013

BOTTI, S. H. D. O.; REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, 32, n. 3, p. 363-373, 2008. DOI: 10.1590/s0100-55022008000300011

BOTTI, S. H. D. O.; REGO, S. T. D. A. Preceptor: o profissional de saúde-educador do século XXI. Revista Brasileira de Educação Médica, 48, n. 2, p. e030, 2024. DOI: 10.1590/1981-5271v48.2-2023-0208

CARTER, S. M.; LITTLE, M. Justifying knowledge, justifying method, taking action: epistemologies, methodologies, and methods in qualitative research. Qual Health Res, 17, n. 10, p. 1316-1328, Dec 2007. DOI: 10.1177/1049732307306927

COATES, V. E.; GORMLEY, E. Learning the practice of nursing: views about preceptorship. Nurse Educ Today, 17, n. 2, p. 91-98, Apr 1997. DOI: 10.1016/s0260-6917(97)80024-x

COSTA, N. M. D. S. C. Docência no ensino médico: por que é tão difícil mudar? Revista Brasileira de Educação Médica, 31, n. 1, p. 21-30, 2007. DOI: 10.1590/s0100-55022007000100004

COSTA, N. M. D. S. C.; CARDOSO, C. G. L. D. V.; COSTA, D. C. Concepções sobre o bom professor de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 36, n. 4, p. 499-505, 2012. DOI: 10.1590/s0100-55022012000600008

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução ROSA, S. M. M. D. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2021.

FERREIRA, C. D. C.; SOUZA, A. M. D. L. Formação e Prática do Professor de Medicina: um Estudo Realizado na Universidade Federal de Rondônia. Revista Brasileira de Educação Médica, 40, n. 4, p. 635-643, 2016. DOI: 10.1590/1981-52712015v40n4e01012015

FRANCO, F. M.; MONTES, M.; SILVA, A. M. D. Visão Discente do Papel da Preceptoria Médica na Formação dos Alunos de Medicina. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 6, n. 2, p. 229-249, 2013.

GÓES, F. G. B.; SANTOS, A. S. T. D.; CAMPOS, B. L.; SILVA, A. C. S. S. D.; SILVA, L. F. D.; FRANçA, L. C. M. Utilização do software IRAMUTEQ em pesquisa de abordagem qualitativa: relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM, 11, n. e63, p. 1-22, 2021. DOI: 10.5902/2179769264425

GRIFFITHS, M.; CREEDY, D. K.; CARTER, A. G. Systematic review of tools to measure preceptors' perceptions of their role in undergraduate health clinical education. Nurse Educ Today, 102, p. 104913, Jul 2021. DOI: 10.1016/j.nedt.2021.104913

KADUSHIN, A. Supervision in Social Work. New York: Columbia University Press. 1976.

KILMINSTER, S. M.; JOLLY, B. C. Effective supervision in clinical practice settings: a literature review. Med Educ, 34, n. 10, p. 827-840, Oct 2000. DOI: 10.1046/j.1365-2923.2000.00758.x

MOREIRA, K. F. A.; MOURA, C. O. D.; FERNANDES, D. E. R.; FARIAS, E. D. S.; PINHEIRO, A. D. S.; BRANCO JUNIOR, A. G. Percepções do preceptor sobre o processo ensino-aprendizagem e práticas colaborativas na atenção primária à saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, 43, p. e20210100, 2022. DOI: 10.1590/1983-1447.2022.20210100.pt

PERIM, G. L.; ABDALLA, I. G.; AGUILAR-DA-SILVA, R. H.; LAMPERT, J. B.; STELLA, R. C. D. R.; COSTA, N. M. D. S. C. Desenvolvimento docente e a formação de médicos. Revista Brasileira de Educação Médica, 33, n. suppl 1, p. 70-82, 2009. DOI: 10.1590/s0100-55022009000500008

POPE, C.; MAYS, N. Qualitative Research in Health Care. Malden, MA: Blackwell publishers, 2006.

RAMANI, S.; MANN, K. Introducing medical educators to qualitative study design: Twelve tips from inception to completion. Med Teach, 38, n. 5, p. 456-463, May 2016. DOI: 10.3109/0142159X.2015.1035244

RIBEIRO, K. R.; DO PRADO, M. L. A pratica educativa dos preceptores nas residencias em saude: um estudo de reflexão. Rev Gaucha Enferm, 35, n. 1, p. 161-165, Mar 2014. DOI: 10.1590/1983-1447.2014.01.43731

SIQUEIRA, G. C.; SOUZA, D. F. D.; Sá, A. M. M.; RODRIGUES, R. M.; FREITAS, J. J. D. S.; KIETZER, K. S. Integração entre o ensino e o serviço na prática da preceptoria. Research, Society and Development, 11, n. 13, p. e559111335840, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i13.35840

SOUZA, M. A. R.; WALL, M. L.; THULER, A.; LOWEN, I. M. V.; PERES, A. M. The use of IRAMUTEQ software for data analysis in qualitative research. Rev Esc Enferm USP, 52, p. e03353, 2018. DOI: 10.1590/S1980-220X2017015003353

SOUZA, M. I. D. C. D.; MAIA, K. D.; JORGE, R. R.; BERLINK, T.; RAMOS, M. E. B. Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ. Revista da ABENO, 11, n. 2, p. 57-62, 2013. DOI: 10.30979/rev.abeno.v11i2.65

STONE, S.; ELLERS, B.; HOLMES, D.; ORGREN, R.; QUALTERS, D.; THOMPSON, J. Identifying oneself as a teacher: the perceptions of preceptors. Med Educ, 36, n. 2, p. 180-185, Feb 2002. DOI: 10.1046/j.1365-2923.2002.01064.x

TAVAKOL, M.; SANDARS, J. Quantitative and qualitative methods in medical education research: AMEE Guide No 90: Part I. Med Teach, 36, n. 9, p. 746-756, Sep 2014. DOI: 10.3109/0142159X.2014.915298

WOOD, J. Clinical supervision. Br J Perioper Nurs, 14, n. 4, p. 151-156, Apr 2004. DOI: 10.1177/175045890401400402

YONGE, O.; BILLAY, D.; MYRICK, F.; LUHANGA, F. Preceptorship and mentorship: not merely a matter of semantics. Int J Nurs Educ Scholarsh, 4, n. 1, p.1-13, 2007. DOI: 10.2202/1548-923X.1384

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Felipe Pereira, V., Bertollo, G., Ryuki Fujii, V., Feltran Gatto , K., Ferreira do Nascimento, B., & Costa Araujo, A. (2025). A percepção dos gestores e supervisores sobre o ensino dos preceptores: um estudo qualitativo. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 272–289. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3749

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)