A percepção dos gestores e supervisores sobre o ensino dos preceptores
um estudo qualitativo
Resumen
Investigou-se a percepção de gestores e supervisores sobre a atividade da preceptoria e opiniões sobre a formação dos preceptores em um curso de medicina, abordando a integração entre ensino e prática assistencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de um questionário estruturado, aplicado a 24 gestores e supervisores universitários do curso de medicina. As respostas foram analisadas utilizando o software IRAMUTEQ, com classificação hierárquica descendente e análise de similitude, identificando quatro classes principais: Preceptor, Campo de Prática, Material Instrucional e Instituição. Observou-se na opinião dos participantes a centralidade do preceptor e sua relação estreita com o campo prático, enquanto as classes Instituição e Material Instrucional mostraram maior distanciamento, refletindo fragilidades na articulação institucional e no suporte pedagógico. A maioria dos participantes reconheceu a necessidade de treinamento formal e orientações claras sobre metas e expectativas para preceptores. Identificou-se opiniões refletindo uma lacuna no alinhamento institucional e no desenvolvimento pedagógico contínuo. Recomenda-se a implementação de estratégias institucionais para fortalecer o suporte e a formação dos preceptores.
Palavras-chave: Ensino em saúde; Inovação em ensino; Impacto educacional; Preceptoria; Ensino superior
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