Viagem geoartística pela Gruta do Maquiné:
relato de uma aula de campo interdisciplinar
Resumo
O presente relato apresenta a experiência da Viagem Geoartística pela Gruta do Maquiné, realizada com estudantes do primeiro ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos (Sete Lagoas-MG), como proposta interdisciplinar entre Arte e Geografia. A atividade surgiu da necessidade de romper com a fragmentação curricular e aproximar os conteúdos escolares das vivências concretas dos estudantes. A metodologia foi qualitativa, baseada na observação participante dos professores, e envolveu etapas de preparação teórica, saída de campo e atividades reflexivas pós-visita. A fundamentação teórica apoia-se na concepção da educação como processo complexo, em que a interdisciplinaridade e a aula de campo ampliam a compreensão e a formação crítica. Como resultado, constatou-se que a vivência interdisciplinar fortaleceu o protagonismo estudantil, favorecendo aprendizagens e uma leitura crítica e sensível do território investigado.
Palavras-chave: Arte; Aula de campo; Geografia; Interdisciplinaridade.
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