Viagem geoartística pela Gruta do Maquiné:

relato de uma aula de campo interdisciplinar

Autores/as

Resumen

O presente relato apresenta a experiência da Viagem Geoartística pela Gruta do Maquiné, realizada com estudantes do primeiro ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos (Sete Lagoas-MG), como proposta interdisciplinar entre Arte e Geografia. A atividade surgiu da necessidade de romper com a fragmentação curricular e aproximar os conteúdos escolares das vivências concretas dos estudantes. A metodologia foi qualitativa, baseada na observação participante dos professores, e envolveu etapas de preparação teórica, saída de campo e atividades reflexivas pós-visita. A fundamentação teórica apoia-se na concepção da educação como processo complexo, em que a interdisciplinaridade e a aula de campo ampliam a compreensão e a formação crítica. Como resultado, constatou-se que a vivência interdisciplinar fortaleceu o protagonismo estudantil, favorecendo aprendizagens e uma leitura crítica e sensível do território investigado.

Palavras-chave: Arte; Aula de campo; Geografia; Interdisciplinaridade.

Biografía del autor/a

Francisco de Paulo D'Avila Júnior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). Membro do grupo de pesquisa Labelit Laboratório de Estudos em Educação, Linguagens e Teatralidades (UFPR/CNPq). Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista Capes-Proex 2024-2028. 

 

Fabíola Vasconcelos de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora de Geografia da Educação Básica na Rede Pública e Privada de Sete Lagoas/MG. GRaduada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Citas

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

D’Avila Júnior, F. de P., & Vasconcelos de Almeida, F. (2025). Viagem geoartística pela Gruta do Maquiné: : relato de uma aula de campo interdisciplinar. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 231–250. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3726