A evolução das TICs, sua aplicação em uma disciplina no ensino superior semipresencial e a avaliação de um grupo de estudantes
Resumo
Esse estudo apresenta a evolução do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em uma disciplina do ensino superior semipresencial, os recursos assíncronos e síncronos (presenciais e online) usados. Foi aplicado um questionário de preenchimento opcional entre os discentes a fim de verificar seu engajamento aos recursos oferecidos, considerando os aspectos comportamental, afetivo e cognitivo. Foi verificado que os alunos valorizaram as aulas práticas presenciais, bem como as interações síncronas com tutores a distância e presenciais, demonstrando a importância desse contato para o aprendizado. Outro ponto importante analisado é que a organização e engajamento dos estudantes aos estudos semanais, aderindo às propostas pedagógicas da disciplina, favoreceu o bom desempenho dos alunos.
Palavras-chave: Sala de aula invertida; Recursos síncronos; Recursos assíncronos; Avaliação de Desempenho; EaD
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