Planejamento docente na era digital:

o uso de recursos educacionais abertos

Autores

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de incorporação de recursos educacionais abertos no planejamento docente em uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. A metodologia consistiu em abordagem qualitativa baseada em pesquisa-formação na cibercultura. Foram participantes da pesquisa dez docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário para coleta do perfil dos participantes e uma roda de conversa para a compreensão dos saberes e fazeres docentes sobre a temática do planejamento do processo de ensino e recursos educacionais abertos. Estes instrumentos subsidiaram a criação de um programa de formação docente. A análise dos dados foi realizada por meio de leitura dos dados, cotejando-os a luz do referencial teórico, com a criação do eixo de análise a escolha dos recursos educacionais no planejamento docente. A análise permitiu afirmar que, na escolha de recursos educacionais, há de se respeitar as licenças de uso, primando pelos recursos educacionais abertos

Palavras-chave: Formação docente; Planejamento pedagógico; Recursos educacionais abertos.

Biografia do Autor

Adriana de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); EMEIF Prof. João Leão de Carvalho.

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Prof. João Leão de Carvalho.

Raquel Gitahy, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). É avaliadora de cursos de Graduação de Direito (presencial) e Pedagogia (presencial e EAD) do INEP.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)