App Inventor para auxiliar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no Ensino Médio Integrado

Autores

Resumo

O ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação despertam no aluno competências relacionadas à resolução de problemas. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca explorar o potencial do ambiente de programação App Inventor para apoiar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no Ensino Médio Integrado. O objetivo principal é o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma Unidade de Estudo (UE) projetada para facilitar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação, com o auxílio da plataforma App Inventor. Os resultados mostram que o ambiente App Inventor tem potencial para contribuir no processo de ensino e aprendizagem de lógica de programação, fazendo com que os estudantes tenham mais motivação e interesse no desenvolvimento de aplicativos. 

Palavras-chave: Lógica de programação; Algoritmos; App Inventor.

Biografia do Autor

Jonathan Donato Pippi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor no Curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha.

 

Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada do Departamento de Computação Aplicada no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (DCOM/UFSM), onde também é docente do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM).

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)