Recursos multimídia na educação sob o enfoque da teoria cognitiva de aprendizagem de Richard Mayer
Resumo
Este artigo apresenta a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) proposta por Richard Mayer e a sua aplicação para orientar a produção ou seleção de recursos multimídia pelos professores em suas práticas pedagógicas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 98 professores de escolas públicas e privadas, que atuam em diferentes níveis de ensino, com o objetivo de identificar os critérios utilizados para selecionar ou produzir multimídia educacional, ferramentas usadas para o desenvolvimento e principais dificuldades elencadas neste processo. Os resultados indicaram que a maioria dos professores utiliza recursos multimídia em suas aulas, e que eles consideram esses recursos importantes para o processo de ensino e aprendizagem, porém a produção de multimídia educacional ainda é incipiente, envolvendo predominantemente a preparação de apresentações com slides e vídeos. Muitos professores enfrentam dificuldades no uso e produção desses recursos e na sua integração com os conteúdos abordados em sala de aula. O artigo conclui que a TCAM pode ser uma abordagem útil para orientar na produção e utilização de recursos multimídia em aulas, e que é necessário oferecer suporte e capacitação aos professores para que possam fazer uso efetivo desses recursos.
Palavras-chaves: Multimídia Educacional; Ferramentas de Autoria; Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia.
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