Recursos multimídia na educação sob o enfoque da teoria cognitiva de aprendizagem de Richard Mayer

Autores/as

  • Luís Antônio Licks Missel Machado Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Teresinha Letícia da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Dúlcio Joaquim Antonio Timóteo Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumen

Este artigo apresenta a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) proposta por Richard Mayer e a sua aplicação para orientar a produção ou seleção de recursos multimídia pelos professores em suas práticas pedagógicas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 98 professores de escolas públicas e privadas, que atuam em diferentes níveis de ensino, com o objetivo de identificar os critérios utilizados para selecionar ou produzir multimídia educacional, ferramentas usadas para o desenvolvimento e principais dificuldades elencadas neste processo. Os resultados indicaram que a maioria dos professores utiliza recursos multimídia em suas aulas, e que eles consideram esses recursos importantes para o processo de ensino e aprendizagem, porém a produção de multimídia educacional ainda é incipiente, envolvendo predominantemente a preparação de apresentações com slides e vídeos. Muitos professores enfrentam dificuldades no uso e produção desses recursos e na sua integração com os conteúdos abordados em sala de aula. O artigo conclui que a TCAM pode ser uma abordagem útil para orientar na produção e utilização de recursos multimídia em aulas, e que é necessário oferecer suporte e capacitação aos professores para que possam fazer uso efetivo desses recursos.

Palavras-chaves: Multimídia Educacional; Ferramentas de Autoria; Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia.

Biografía del autor/a

Luís Antônio Licks Missel Machado, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor de Economia, Direito Financeiro, Direito Tributário e de Instituições de Direito Público e Privado nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), onde também leciona na Especialização em Direito Público: Direito Administrativo e Constitucional Contemporâneo. Também é professor-convidado de Planejamento Tributário na Pós-graduação do SESCON/RS.

 

Teresinha Letícia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Frederico Westphalen (UFSM). 

Dúlcio Joaquim Antonio Timóteo, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Mestre em Física pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Professor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e do Ministério de Educacao e Desenvolvimento Humano de Mocambique.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Engenharia Elétrica e Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). É bolsista de Profutividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2.

Citas

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Publicado

2023-12-29