Recursos multimídia na educação sob o enfoque da teoria cognitiva de aprendizagem de Richard Mayer
Resumen
Este artigo apresenta a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) proposta por Richard Mayer e a sua aplicação para orientar a produção ou seleção de recursos multimídia pelos professores em suas práticas pedagógicas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 98 professores de escolas públicas e privadas, que atuam em diferentes níveis de ensino, com o objetivo de identificar os critérios utilizados para selecionar ou produzir multimídia educacional, ferramentas usadas para o desenvolvimento e principais dificuldades elencadas neste processo. Os resultados indicaram que a maioria dos professores utiliza recursos multimídia em suas aulas, e que eles consideram esses recursos importantes para o processo de ensino e aprendizagem, porém a produção de multimídia educacional ainda é incipiente, envolvendo predominantemente a preparação de apresentações com slides e vídeos. Muitos professores enfrentam dificuldades no uso e produção desses recursos e na sua integração com os conteúdos abordados em sala de aula. O artigo conclui que a TCAM pode ser uma abordagem útil para orientar na produção e utilização de recursos multimídia em aulas, e que é necessário oferecer suporte e capacitação aos professores para que possam fazer uso efetivo desses recursos.
Palavras-chaves: Multimídia Educacional; Ferramentas de Autoria; Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia.
Citas
ABDULRAHAMAN, M. D., et al. Multimedia tools in the teaching and learning processes: A systematic review. Heliyon, v. 6, n. 11, p. e05312, 2020. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e05312
CETIC - Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras [livro eletrônico] : TIC Educação 2021: edição COVID-19 : metodologia adaptada, 2022. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121124124/tic_educacao_2021_livro_eletronico.pdf. Acesso em abril de 2023.
KLINGENBERG, S., et al. Facilitating learning in immersive virtual reality: Segmentation, summarizing, both or none? Journal of Computer Assisted Learning, v. 39, n. 1, pp. 218-230. 2023. https://doi.org/10.1111/jcal.12741
KOCH, I. Autoria de material digital: possibilidades de protagonismo na ação docente. In: Mídias na Educação: a pedagogia e a tecnologia subjacentes. MEC/CAPES/UAB. Editora Evangraf. Porto Alegre, 2017.
LI, J.; ANTONENKO, D; Wang, J. Trends and Issues in Multimedia Learning Research in 1996-2016: a Bibliometric Analysis. Educational Research Review, v. 28, 2019. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2019.100282.
MAYER, R. Multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2021.
NEVES, R. F., CARNEIRO-LEÃO, A.M.; FERREIRA, H. S. A Imagem Da Célula Em Livros De Biologia: uma abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. In: Investigações em Ensino de Ciências, 2016. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p94.
PAIVIO, A. Dual Coding Theory: Retrospect and Current Status. Canadian Journal of Psychology/Revue Canadienne de Psychologie, v.45, p. 255-287. 1991. https://doi.org/10.1037/h0084295
SANTOS, L. M. A.; TAROUCO, L. M. R. A. Importância do Estudo da Teoria da Carga Cognitiva em uma Educação Tecnológica. Revista Novas Tecnologias da Educação, v. 5, n. 1, 2007. https://doi.org/10.22456/1679-1916.14145
SWELLER, J. Cognitive Load Theory. Psychology of Learning and Motivation, p. 37–76, 2011. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-387691-1.00002-8
TAROUCO, L. M. R.; ABREU, C. S. Mídias na Educação: a pedagogia e a tecnologia subjacentes. Editora Evangraf: Porto Alegre, 2017.